"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A PROFUNDA FILOSOFIA ALEMÃ DO BAIANO ODEBRECHT


Marcelinho Odebrecht é um menino levado da breca. Quando criança brincava de Lego e rapidamente aprendeu a gerenciar contas na Suiça. 
Até hoje trata seus empregados, os politicos e os juízes brasileiros, como bonequinhos inanimados e fáceis de manipular. Constrói com técnica e precisão enormes pontes, estradas, usinas e esquemas de corrupção. 
Ele administra um império que transforma trabalhadores em escravos e ex-presidentes em sócios no crime. 
Mantém, entretanto, um padrão ético elevado, que reflete o imperativo moral de sua profunda filosofia tedesca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário