O site Brasil 247, cujo dono já apareceria nas anotações de Alberto Youssef por ter recebido quatro parcelas de R$ 40 mil (leia a notícia no blog de Augusto Nunes), ressurge no curso das investigações da Operação Lava Jato.
Leiam a reportagem publicada no site de Veja.com:
O Ministério Público identificou quatro pagamentos, de 30 000 reais cada um, das contas de uma empresa do lobista Milton Pascowitch para a editora 247, que mantém na internet o site Brasil 247. Os pagamentos foram feitos no segundo semestre do ano passado, em 15 de setembro, 10 de outubro, 11 de novembro e 10 de dezembro, e aparecem na quebra de sigilo da Jamp, empresa de Pascowitch investigada na Operação Lava Jato.O documento da quebra de sigilo mostra que os valores saíram de uma conta da Jamp no banco Itaú (agência 4005, conta 02233-2) para a conta da editora 247, no Bradesco (agência 6621, conta 140400-8).
O Ministério Público suspeita que a Jamp seja uma empresa de fachada para lavar dinheiro público, passando-o para blogs a favor do governo federal e do PT.
Enquanto esta investigação se desenrola, Fernando Rodrigues, demitido da Folha de São Paulo no ano passado, publicou em seu blog dados dos gastos do governo federal com internet.
Surpreendentemente, o governo federal investe mais em publicidade na internet do que em rádio, “mídia exterior” e até mesmo em jornais. Somando tudo, o governo federal gastou em 2014 R$ 2,32 bilhões.
Leiam trecho do post de Fernando Rodrigues:
As despesas do governo em publicidade em 2014 foram menores que as do ano anterior em todos os meios de comunicação, exceto na internet.O gasto na compra de espaços publicitários em veículos online cresceu 22,8% no período, de R$ 159 milhões para R$ 195 milhões.O meio internet, pela primeira vez na série histórica do governo, passou a ser o segundo que mais recebe verbas publicitárias federais. No ano passado, ficou com 8,43% do total. Esse percentual ainda está bem atrás do bolo destinado à televisão, que consumiu 67% da verba disponível para a rubrica em 2014.Apesar de ter sido derrotada em definitivo no Superior Tribunal de Justiça, a Secom decidiu não divulgar informações detalhadas sobre quanto cada veículo recebeu, especificando os valores despendidos por órgãos das administrações direta e indireta, separadamente.
Pouco tempo depois de ser demitido pela Folha de São Paulo, Fernando Rodrigues publicou outra reportagem sobre gastos de publicidade do governo federal. Ele vinha atuando sobre o tema há um bom tempo. Leiam trecho de seu post explicando a briga comprada com o governo:
O governo federal lutou o quanto foi possível para não fornecer os dados requeridos sobre seus gastos publicitários. Várias manobras foram tentadas até que veio a sentença definitiva do Superior Tribunal de Justiça neste ano –cujo cumprimento se deu no final de novembro de 2014.Ainda assim, os dados fornecidos foram deliberadamente apresentados de maneira a dificultar a sua compreensão. A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República se recusou a compilar as informações agrupando os valores para veículos de um mesmo grupo empresarial. A alegação para não fazer o levantamento foi falta de pessoal.
Por fim, leiam também o post do mesmo Fernando Rodrigues falando sobre o direcionamento de verbas de anúncios federais para sites de qualidade duvidosa e baixa audiência: “Petrobras, Caixa e BB lideram gastos de publicidade com mídia alternativa“.
27 de abril de 2015
in implicante
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