"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

EMPRESAS PARALISAM CAMINHÕES E DISPENSAM FUNCIONÁRIOS


Lopes: situação crítica (Foto: DC)O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, disse que a manifestação que ocorre noExtremo Oeste Catarinense e em outros estados do Brasil é umprotesto das dificuldades que o setor vem enfrentando após aumento de custos com mudanças emencargos trabalhistas e no aumento dos combustíveis.
As más condições das estradas agravam a situação. Em entrevista ao Diário Catarinense, Pedro Lopes alertou que já há empresas dispensado funcionários e que os aumentos serão sentidos pelo consumidor.
A Federação está apoiando a manifestação no Extremo Oeste?
As reivindicações são justas. Nós estamos observando esse movimento que nasceu no extremo oeste catarinense que está em sintonia com as necessidades dos transportadores autônomos, empresas e cooperativas. Houve um aumento de custos nos combustíveis, a Cide ameaça retornar, há uma insegurança com o seguro desemprego e o governo atira custos que eram de sua responsabilidade para cima das empresas. Outro ponto é a necessidade de melhoria nas BRs 282 e 158. O atraso na liberação da ponte na BR 158 (divisa entre SC e RS), também trouxe um custo alto com o aumento dos trajetos de desvio. O movimento é pacífico e não está trancando a passagem. A federação não apóia o fechamento das rodovias.
Os manifestantes reclamam que o aumento dos combustíveis tornou o frete inviável, é isso mesmo?Por todos esses custos, pelo aumento do diesel e ineficiência das estradas chegamos a um estudo que aponta a necessidade de um reajuste de 12% no frete e nossos embarcadores não estão querendo aceitar esse repasse. O movimento é uma advertência de que a situação pode ficar mais drástica. Algumas empresas estão paralisando seus caminhões e dispensando funcionários. Só uma empresa do Vale do Itajaí dispensou 120 funcionários. Um levantamento que fizemos com cooperativas de transportadores do Oeste apontou uma redução de 12 a 15% do faturamento no mês passado.
Mas agora parece difícil recuar no preço dos combustíveis?
O barril de petróleo chegou a estar a 120 dólares e agora está a 50, 55 dólares. Não justificaria esse aumento. O aumento dos combustíveis traz outros reajustes como pneus, lubrificantes e peças. Isso é custo que vai ser repassado para o produto final. Quem vai acabar pagando é o consumidor.
As reivindicações da categoria parecem difíceis de serem atendidas no momento.Há um acúmulo de situações. As obras pararam. Na BR 280 é só limpeza. A BR 470 está parada. Não se fala mais na melhoria da BR 158 e da BR 282. Não se fala em duplicação. Tem pontos que precisariam de melhoria para evitar vítimas e perda de equipamentos. O que pedimos das autoridades é atenção e diálogo para buscar uma solução. 

21 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário