"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CUNHA PODE ATÉ DAR AO PT A RELATORIA DA CPI DA PETROBRAS, MAS...



Depois da série de derrotas que Eduardo Cunha impôs ao Planalto nas primeiras semanas no comando da Câmara, líderes do PT na Casa começaram a ensaiar uma reaproximação nos últimos dias.
Os petistas teriam marcado conversas com Cunha e o novo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), para depois do Carnaval. O PT teria sondado os peemedebistas sobre a possibilidade de ficarem com a relatoria da CPI da Petrobras. Não encontraram resistências declaradas, mas também não houve nenhuma definição.
Ficou acertado que haverá consultas nos dois lados. Partidos aliados de Cunha na disputa pela Câmara defendem que o bloco fique não só com a presidência da CPI como a relatoria, para ditar o ritmo das investigações que podem ampliar o desgaste ao Planalto.
Líderes petistas disseram à reportagem que no partido ainda há posições divergentes sobre a cadeira a ser ocupada. Uma corrente acredita que a relatoria pode ampliar o isolamento do partido na Casa e que o ideal seria entregar o cargo para um aliado fiel, que garantisse a blindagem do governo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Esta iniciativa do PT é importantíssima, porque o cargo de relator é o mais importante na CPI. Se aceitar a pressão, Eduardo Cunha certamente vai colocar alguém de sua confiança na presidência da comissão. Mas a manobra do PT pode dar em nada. O escândalo de Petrobras é tão grave que o relator não poderá se omitir, caso contrário ficará desmoralizado (e este pode até ser o objetivo de Cunha ao atender ao PT). De toda forma, a CPI é importantíssima, porque pode conduzir ao impeachment de Dilma, que hoje é o sonho dourado de dez entre cada dez peemedebistas. E sonhar continua não sendo proibido. (C.N.)

17 de fevereiro de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário