"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O PAPEL DE UM BANCO



Se você administra recursos próprios e de terceiros, é obrigado a traçar cenários, ou seja, projetar o futuro. Tais projeções são exercícios especulativos baseados em premissas tais como: quem é o provável eleito? Quais são suas ideias, especialmente nas áreas econômica e social; em que isto implica em relação ao seu negócio e aos de terceiros que administra?
Nada estranhar, portanto, que os analistas do Santander avaliem as possibilidades de reeleição de Dilma e suas implicações relativamente aos recursos próprios e de terceiros que administram.
Assim, o Santander analisa cenários com e sem Dilma Rousseff e recomenda a seus clientes que atitude tomar. Nada demais avaliar alternativas com e sem reeleição de Dilma. Para isto, servem os conselheiros profissionais.
É óbvio que a expectativa de um presidente da república mais privatizante estimulará, certamente, os investimentos. Ao contrário, a reeleição de Dilma Rousseff implicará em relativo desestímulo à iniciativa privada.
O Santander não tem que se explicar. Fez o que lhe cabe fazer como administrador de carteiras. O mercado tem opinião formada sobre Dilma e os riscos de sua reeleição.
21 de agosto de 2014
Arthur Chagas Diniz é Vice Presidente do Instituto Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário