"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PENA DE PRISÃO POR DEIXAR DE PAGAR PENSÃO PODE SER DERRUBADA NA CÂMARA

 


A pena de prisão para quem deixa de pagar prisão alimentícia no prazo estipulado poderá ser derrubada pela Câmara dos Deputados essa semana. O tema deverá entrar em pauta nesta terça (4), quando serão votados pontos importantes ainda não aprovados do novo Código de Processo Civil.
 
Uma das propostas é a de que a prisão passe do regime fechado para o semiaberto. A ideia ainda não atingiu consenso. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que é o relator do novo Código, defende a manutenção da regra como está.
 
Outra questão polêmica que envolve a matéria é a que acaba com a penhora online de dinheiro em conta corrente e aplicações financeiras para o pagamento de dívidas com a Justiça.
O Palácio do Planalto é contra, mas o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) conseguiu apoio de centenas de parlamentares para acabar com a regra.
 
Com informações da Coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo
 
03 de fevereiro de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário