"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TOMARA QUE SEJA SÓ SAUDOSISMO


É com tristeza que se vê um futebol pentacampeão mundial - capaz de produzir craques como Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Jairzinho e Tostão, entre muitos que fizeram a alegria e o delírio de milhões de torcedores - se desfazer pela ação deletéria de bandidos disfarçados de torcedores, capazes de promover impunemente verdadeiras batalhas campais que afastam dos estádios os verdadeiros admiradores do esporte, os que abrilhantam espetáculo.
 
Tudo pelas atitudes de  cartolas e dirigentes promiscuamente envolvidos com torcidas organizadas suspeitas e, não menos importante, pela melancólica imagem exibida no término do principal campeonato que, para ser concluído, precisa extrapolar o que aconteceu no campo e substituir as estrelas do espetáculo, os jogadores, por advogados e futriqueiros. 
 
Mesmo com as novas arenas, verdadeiros estádios "mauricinhos", tem-se a sensação que a terra do futebol está presenciando a marcha fúnebre de um esporte que já foi a mais legítima expressão da alma de um povo apaixonado por seus clubes e ídolos, cujos contatos ocorrem hoje somente através das telas planas dos televisores modernos. 
 
Tomara que essa manifestação seja somente produto do saudosismo de um velho torcedor.
 
17 de dezembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário