Emprego na indústria tem leve alta mensal, mas cai 1,7% em 1 ano. Entre setembro e outubro, indicador apresentou crescimento de 0,1%, informa o IBGE
O número de empregados no setor industrial brasileiro apresentou ligeira alta, de 0,1%, em outubro ante setembro, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se do primeiro resultado positivo após cinco quedas consecutivas. Já na comparação anual, porém, o indicador recuou 1,7% - este é o 25º resultado negativo consecutivo nesta base de comparação, e o mais intenso desde setembro do ano passado, quando a queda foi de 1,9%. No acumulado do ano até outubro, índice já acumula queda de 1% frente a 2012.
No acumulado do ano, entre as 14 regiões avaliadas pelo IBGE, o Nordeste é a que apresenta o pior resultado: o emprego no setor industrial recuou 4,7% em relação a 2012. Em seguida vêm Rio Grande do Sul (-2,2%), São Paulo (-0,6%), Pernambuco (-7,1%) e Bahia (-5,7%). Já no aspecto positivo destaca-se Santa Catarina, com avanço de 1% no indicador.
Na semana passada, o IBGE divulgou alta de 0,6% na produção industrial em outubro ante setembro e de 0,9% frente ao mesmo mês de 2012. No acumulado do ano, o indicador subiu 1,6% e foi o principal motor do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre.
11 de dezembro de 2013
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário