"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

JUSTIÇA CASSA MANDATO DA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI, DO RIO GRANDE DO NORTE

 

Demis Roussos/Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou nesta terça-feira o mandato da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM). Por 5 votos a 1, ela foi condenada por abuso de poder político e econômico na campanha municipal do ano passado. Os magistrados decidiram que o afastamento deve ser efetivado em 24 horas. A Assembléia Legislativa potiguar será notificada de que deve dar posse ao vice-governador, Robinson Faria (PSD). Rosalba ainda pode recorrer ao TSE, em Brasília.
 
No entendimento do TRE, Rosalba usou a máquina do Estado para eleger a prefeita da cidade de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), também cassada pela Justiça Eleitoral na semana passada. Durante a campanha municipal, a governadora viajou 17 vezes ao município em avião oficial do Estado.
 
Relator do processo, o juiz Marco Bruno Miranda propusera que Rosalba recebesse uma punição menos draconiana: ficaria inelegível por oito anos. Outro juiz, Nilson Cavalcanti, discordou. Além de tornar a governadora inelegível, votou pela cassação do mandato. Foi acompanhado por outros quatro colegas: Carlo Virgílio, Artur Cortez, Verlano Medeiros e Virgílio Medeiros.

11 de dezembro de 2013
Josias de Souza - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário