"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de dezembro de 2013

NÃO SEI POR QUE VERÍSSIMO AINDA NÃO SE MUDOU PARA PYONGYANG...


“Sabe qual foi a primeira coisa que eu pensei vendo aqueles animais trocando socos e pontapés no estádio, chutando a cabeça de ‘inimigos’ caídos e só não se matando por falta de armas, salvo pedaços de pau? As lutas de ‘ultimate fighting’ na TV. Nada a ver, eu sei. Uma coisa é um espasmo coletivo de irracionalidade, a outra o enfrentamento de dois lutadores preparados, com força equivalente e regras estabelecidas. O que aproxima as duas coisas é a estupidez. A mesma estupidez que parece dominar essa assustadora arena de insultos e ameaças que é a internet e que, cada vez mais, no Brasil, também domina o debate politico e jornalístico, em que termos como ‘idiota’ são muitas vezes os mais suaves que se ouve ou que se lê. O clima é de embrutecimento generalizado. Chutes na cabeça, reais ou figurados, são legitimados pelo clima.”
Verissimo, em sua coluna no Globo de hoje, tristíssimo com a violência no Brasil.

Tadinho... Será que alguém o chamou de idiota? Bom mesmo deve ser viver nos países cujos regimes Veríssimo tanto gosta, né? Neles não existe violência “privada” porque os governos se encarregam disso; neles não existem “inimigos” porque os governos fuzilam os dois; neles não há xingamento pela internet porque não tem internet; neles não existem “debates politicos” porque ninguém sabe o que é debate e muito menos política e neles não há armas, nem pedaços de pau, porque eles são vendidos no mercado para fazer lenha para os fogões que cozinham água, mas só quando chove.

Não sei o que Verissimo ainda faz aqui no Brasil podendo se mudar para Pyongyang...
 
15 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário