"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de dezembro de 2013

SEGUNDO CAETANO "PRETO-SEM-TETO" É INIMPUTÁVEL

 
“Não posso deixar de registrar aqui meu mal-estar ao ler o minieditorial do Globo festejando a condenação de Rafael Braga Vieira. É no mínimo motivo para perguntas óbvias o fato de ser um preto sem-teto o primeiro condenado (a 5 anos em regime fechado) das manifestações de junho no Rio. Não julgo a decisão judicial, mas o contraste perfeito com a autodefinição dos Racionais MCs, ‘contrariando a estatística’, grita por si. Rafael está antes confirmando a estatística. Quando toda a imprensa celebra as penas do mensalão - que mostram aos brasileiros que engravatados também podem ser presos - a única condenação por ação perigosa nas ruas de junho ser a de um preto pobre parece piada macabra.”
Caetano Veloso hoje em sua coluna no Globo.
 
Indubitavelmente Caetano Veloso é um mau caráter. Dizer que o Globo “festejou” a condenação de Rafael Braga Vieira por ele ser “um preto sem-teto” é uma prova incontestável disso.
 
Só para esclarecer, o juízo da 32ª Vara Criminal do Fórum Central, declarou que “o fato ocorreu enquanto centenas de milhares de pessoas se reuniam, pacificamente, para reivindicar a melhoria dos serviços públicos. Naquele mesmo episódio verificou-se a presença de uma minoria, quase inexpressiva – se comparada com o restante de manifestantes – imbuída única e exclusivamente na realização de atos de vandalismo, tendentes a desacreditar e desmerecer um debate democrático”.
 
O cara carregava dois coquetéis Molotov e seus antecedentes criminais já continham dois crimes de roubo, ambos com condenação e transitada em julgado. Além disso, seu histórico penal indica que ele chegou a fugir do sistema prisional, tendo sido recapturado, mas, segundo a lógica de Caetano, os “pretos sem-teto” são inimputáveis e “a única condenação por ação perigosa nas ruas de junho ser a de um preto pobre parece piada macabra”.
 
Piada macabra é o Globo dar espaço a gente com sérios problemas morais.
 
15 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário