"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de março de 2019

TOFFOLI DESTRAVA PROCESSO DE MANTEGA, QUE VAI SER BENEFICIADO PELAS PRESCRIÇÕES

Resultado de imagem para mantega charges
Charge do Chico Caruso (O Globo)
Uma decisão apresentada na quarta-feira (27) pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), destravou um processo suspenso há mais de 5 meses envolvendo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e a suposta edição de medidas provisórias para beneficiar empresas do grupo Odebrecht. Na decisão, Toffoli concorda com manifestação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em outubro de 2018 e declara a “perda do objeto” de reclamação feita pelos advogados de Mantega.
Com a decisão desfavorável ao ex-ministro, uma liminar do próprio Toffoli que mantinha o caso suspenso desde setembro de 2018 perdeu os efeitos e a ação deve voltar a tramitar normalmente em Curitiba.
30 MILHÕES – O processo em questão é sobre Mantega, outros 10 suspeitos e teve início em agosto de 2018, quando o então juiz federal Sérgio Moro recebeu denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF).
Segundo o MPF, Guido Mantega teria pedido propina de R$ 50 milhões para a construtora Odebrecht em troca da edição de medidas provisórias, além de ter aprovado o uso do dinheiro para custear despesas da campanha presidencial de 2014.
Em reclamação protocolada pela defesa de Mantega, os advogados argumentaram que o processo contra o ex-ministro deveria ser enviado para a Justiça Eleitoral. A defesa explicou que os termos de depoimento prestados por João Cerqueira de Santana Filho, Mônica Regina Cunha Moura e André Luís Reis de Santana foram enviados à Justiça Eleitoral e pediu que a ação contra Mantega tivesse o mesmo destino.
LIMINAR – Em setembro de 2018, após uma análise preliminar, Toffoli concedeu liminar favorável aos advogados e suspendeu o processo em relação a Mantega, ao casal João Santana e Mônica Moura e ao funcionário do casal, André Santana.
Ao suspender o processo, Toffoli afirmou que o juízo do Paraná tentou “burlar” o entendimento do Supremo de que doações eleitorais são crimes julgados pela Justiça Eleitoral.
Em seguida, no mês de outubro, a juíza eleitoral Mônica Iannini Malgueiro determinou o arquivamento do caso em relação aos crimes eleitorais e o encaminhamento do processo sobre os demais crimes para a primeira instância federal, ou seja, para a Vara de Curitiba.
perda do objeto – Ao citar a decisão da Justiça Eleitoral, a PGR pediu que Toffoli determinasse a “perda do objeto” da reclamação da defesa de Mantega e revogação da liminar que suspendia o andamento do processo em Curitiba.
Na ocasião, a PGR ressaltou que o caso merecia urgência pois Guido Mantega completa 70 anos em abril deste ano e, com a idade, terá em seu favor prazos prescricionais mais curtos.
“É importante informar, todavia, que, em 7 abril de 2019, Guido Mantega completa 70 anos de idade, o que fará incidir, em relação a ele, a causa de redução de pena prevista no art. 115 do Código Penal. Ou seja: em breve, Guido Mantega terá em seu favor prazos prescricionais mais curtos”, argumentou a PGR.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Mantega é um italiano de santo forte, que até agora vem escapando da lei. Chegou a ser preso pelo juiz Moro, mas escapou por manobra do experiente advogado José Roberto Batochio. Agora, parece que a mandinga perdeu o efeito e o ex-ministro caminha ao encontro do amigo Lula da Silva. Mas está contando com a prescrição de vários crimes, igual ao tucano Paulo Preto, que se deu mal ontem, condenado a 27 anos. Mas o processo de Mantega ainda está muito no início e ele pode escapar. (C.N.)

01 de março de 2019
Matheus LeitãoG1 Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário