"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

PARAGUAI FECHA CERCO CONTRA FACÇÕES BRASILEIRAS


O governo do Paraguai vem fechando o cerco à expansão das facções criminosas brasileiras, em meio a uma guerra pelo controle do tráfico na fronteira.

A guerra na fronteira do Paraguai com o Brasil opõe há três anos o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), além de bandidos da região.

No ano passado, dados oficiais apontam que o país vizinho extraditou 97 presos brasileiros, 60% a mais que os 59 mandados de volta em 2017.

Autoridades paraguaias também investigam suspeitas de suborno a policiais para ajudar traficantes.

Desde o último mês de dezembro, um programa de cooperação entre as duas nações faz com que bandidos presos após cruzar a fronteira sejam rapidamente devolvidos.

No ano passado, foram extraditados alguns dos principais chefes do crime organizado, como Jarvis Chimenez Pavão, do PCC, e Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Piloto do CV.

De janeiro até o início deste mês, segundo o jornal Metrópoles, foram mais 15 expulsões, incluindo Fábio Souza Santos, o Geleia, também do CV.

Em três anos, o Paraguai passou do 5.º para o 2.º lugar em número de presos brasileiros no exterior, passando Japão, Portugal e Espanha. Agora, está atrás apenas dos Estados Unidos.


20 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário