"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

GENERAL NO PLANALTO IMPEDIRÁ PEDIDOS TRADICIONAIS DE DEPUTADOS E SENADORES

Resultado de imagem para general carlos alberto dos santos cruz
General vai pôr fim ao esquema do “toma lá dá cá”
O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou a nomeação do general Carlos Santos Cruz para a Secretaria de Governo, exatamente o setor encarregado do diálogo com deputados e senadores que normalmente, como aconteceu no governo Temer, colocam reivindicações pessoais para com elas condicionarem sua posição de apoio ao governo.
Reportagem de Tania Monteiro e Júlia Lindner, edição de ontem de O Estado de São Paulo, destaca bem o anúncio do nome e as implicações que refletem novo estilo entre o governo e o Congresso. No governo Michel Temer o toma lá dá cá tornou-se uma constante, basta lembrar a confusão em torno do Ministério do Trabalho que terminou de forma ridícula.
NOVO ESTILO – A meu ver, o general Santos Cruz vai para o Executivo com a missão de vedar o tipo tradicional de negociações entre Executivo e Legislativo. A iniciativa só pode ter esse objetivo, sobretudo porque o general Carlos Santos Cruz não tem nenhuma experiência com o estilo de atuação  levado a culminância nas relações entre os poderes no governo cujo fim se aproxima. A partir de Janeiro de 2019, portanto, vamos ter um novo sistema de diálogo.
Falando a Tânia Monteiro e Júlia Lindner, o general afirmou -se preparado para executar a missão a ele atribuída. Disse que “os parlamentares são bem preparados e experientes e a eles darei atenção da melhor maneira possível”. Na minha opinião, fecham-se antecipadamente as cortinas e anuncia-se um novo tipo de atuação.
GASTOS DE PESSOAL – Os gastos com funcionários públicos federais assustam. Os dados são do IPEA e a reportagem de Daniela Amorim e Vinicius Neder. Nos últimos três anos, dez estados da Federação tiveram sua despesa com aposentados superando os gastos com os servidores ativos. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais não fazem parte da relação identificada pelo IPEA.
No período de três anos, as despesas com funcionários ativos cresceu 0,8% e com os aposentados e pensionistas o acréscimo foi de 7,5%. O autor da pesquisa é o técnico Claudio Hamilton dos Santos.
SEM CONTRATAÇÕES – Esses dados revelam que nestes dez estados as aposentadorias deixaram um claro nos quadros efetivos e isso não significa nenhum avanço em matéria de pessoal. Ao contrário as contratações ficaram praticamente congeladas. Os estados são, Mato Grosso, Alagoas, Acre, Pernambuco, Espirito Santo, Paraíba, Sergipe, Pará, Piauí e Distrito Federal.
E não há do que reclamar – o processo de aposentadoria é uma consequência do tempo de serviço prestado. Porque a aposentadoria é um seguro social que se vence e resgata nos termos da Constituição Federal.

28 de novembro de 2018

Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário