"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

MILHARES DE MANIFESTANTES FECHARAM A AV. PAULISTA, EM ATO PÚBLICO CONTRA LULA

Manifestação
Em São Paulo, a manifestação realmente teve êxito 
Dezenas de milhares de manifestantes pediram nesta terça-feira (3) em várias cidades do Brasil que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize, na sessão desta quarta, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seis meses das eleições presidenciais nas quais ele aparece como favorito.
Só em São Paulo, sete carros de som animavam a multidão concentrada ao longo da Avenida Paulista, no centro da cidade, repetindo “Lula nunca mais” e aclamações ao juiz federal de primeira instância Sérgio Moro, que no ano passado condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença foi confirmada em janeiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), uma corte de segunda instância, que elevou a pena a 12 anos e um mês de reclusão.
VIRAR A PÁGINA – “Queremos que o Brasil se liberte dessa corrupção vergonhosa, que Lula vá preso, que o Brasil vire a página”, disse, durante a manifestação, a empresária Mara Massa, de 67 anos.
Outras marchas foram celebradas no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e na maioria das capitais de outros estados, a maior parte convocada pelo movimento Vem Pra Rua, que teve um papel ativo nos protestos que acompanharam, em 2016, o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Os partidários de Lula também organizaram concentrações em Salvador e um punhado de cidades, mas preparam mobilizações maiores para a própria quarta-feira, quando o STF decidir se concede ou não a Lula o direito de apelar em liberdade da sentença na terceira instância e, inclusive, no Supremo.
EM CAMPANHA – Se o pedido de habeas corpus for aceito pela maioria dos 11 magistrados do STF, o caso pode se arrastar por anos e Lula poderia continuar fazendo pré-campanha. Mas se for rejeitado, o líder do PT, de 72 anos, pode ser preso para começar a cumprir a pena por ter sido beneficiário de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, da empreiteira OAS, envolvida no esquema de propinas da Petrobras.
Qualquer que seja a decisão do STF, terá enorme repercussão sobre eleições que se antecipam como as mais indefinidas desde o retorno do país à democracia, em 1985.
“Não é exagero afirmar que este é, provavelmente, um dos julgamentos mais importantes da história do STF porque ele vem na esteira de uma modificação da Constituição brasileira e do novo Código de Processo Civil na expectativa de garantir celeridade ao sistema criminal do Brasil”, afirmou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

04 de abril de 2018
Deu em O Tempo

Agência France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário