Manifestantes realizam atos em diversas cidades do Brasil nesta terça-feira (3), véspera do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP), Lula tenta evitar sua prisão.
Com o habeas corpus, a defesa do ex-presidente pretende impedir que, embora condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância, ele não possa ser preso antes de esgotados os recursos em todas as instâncias da Justiça.
Em 2016, a maioria dos ministros do STF entendeu que a pena pode começar a ser cumprida após a condenação na segunda instância da Justiça. Há ações na Corte, entretanto, que visam mudar esse entendimento.
Há atos contra a concessão do habeas corpus em: Aracaju, Araçatuba (SP), Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo e Sorocaba, pelo menos.
E foram organizados atos a favor de Lula em: São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.
04 de abril de 2018
Deu no G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário