"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

RAQUEL DODGE FORTALECE A LAVA JATO E VAI IMPLODIR O PLANO PARA REELEGER TEMER


Resultado de imagem para raquel dodge assume
Raquel parecia ter duas caras, mas era ilusão de ótica
O novo ano  começa de forma altamente negativa para a chamada Operação Abafa, criada pelo Planalto e pelas lideranças políticas para inviabilizar a Lava Jato, conforme denúncia feita em setembro de 2016 pelo ministro Medina Osório, ao deixar o cargo de Advogado Geral da União e conceder uma bombástica entrevista à revista “Veja”.
Um ano e quatro meses depois, as últimas movimentações no xadrez dos três Poderes demonstram que a Lava Jato está conseguindo superar as manobras palacianas e vai continuar dando as cartas na política durante o ano eleitoral de 2018, através da atuação vigorosa da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e do apoio da Polícia Federal, agora dirigida por Fernando Segóvia.
SEM NOVIDADE – Para a “Tribuna da Internet”, não há novidade. Desde a nomeação da substituta do procurador Rodrigo Janot, informamos aqui no blog que o presidente Michel Temer estava totalmente enganado ao julgar que Raquel Dodge ajudaria na Operação Abafa. Explicamos que as divergências dela com Janot eram apenas em relação à política interna da Procuradoria, não haveria recuo no combate à corrupção.
Da mesma forma, a posse do delegado Fernando Segóvia na Polícia Federal não teria qualquer resultado negativo para a Lava Jato, que são consideradas ponto de honra pela corporação, não há como boicotar as investigações.
LOGO NO INÍCIO – Raquel Dodge tomou posse em 18 de setembro e duas semanas depois, no dia 2 de outubro, foi logo mostrando serviço, ao pedir autorização do Supremo para ouvir o presidente da República no inquérito que investiga se houve corrupção na edição de um decreto do setor de portos.
O inquérito fora aberto em setembro, a pedido de Janot, e o relator é o ministro Luís Roberto Barroso, que não deixou por menos, ao autorizar o inquérito. “A ninguém deve ser indiferente o ônus pessoal e político de uma autoridade pública, notadamente o Presidente da República, figurar como investigado em procedimento dessa natureza”, afirmou Barroso, ao abrir investigação contra o presidente pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por conta do decreto que beneficiou a empresa Rodrimar, que atua no porto de Santos.
Este novo inquérito contra Temer está em andamento e deve provocar a terceira denúncia de Temer no Supremo, em pleno ano eleitoral.
TRABALHO ESCRAVO – Duas semanas depois, em 18 de outubro, Raquel Dodge levou o Planalto novamente à loucura, ao recusar apoio à portaria do então ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, classificada por ela como “um retrocesso à garantia constitucional de proteção à dignidade da pessoa humana”.
Os três mosqueteiros Temer, Padilha e Moreira (que eram quatro quando Geddel ainda participava) ficaram possessos, porém não passaram recibo. Foi redigida uma nova portaria, o ministro Ronaldo Nogueira pediu demissão, vida que segue, diria nosso amigo João Saldanha.
Mas no final ano, o Planalto sofreu mais uma pancada desmoralizadora de Raquel Dodge, ao pedir liminar contra o decreto do indulto de libertava mais da metade dos réus da Lava Jato já condenados em segunda instância.
###
P.S. 1
 – Raquel Dodge já mostrou a que veio. Encurralou Temer nas cordas, é um cruzado atrás do outro. Vai bater até ele cair, não se sabe em que assalto. Em tradução simultânea, pode-se dizer que Raquel Dodge vai destruir o plano para reeleição de Temer, que está inundando a grande mídia com propaganda institucional. Tem anúncio até do Ministério da Defesa, embora se diga que não tem dinheiro nem para o almoço dos recrutas.
P.S. 2 – Havia quem pensasse que o novo diretor da Polícia Federal, Fernando Segóvia, ia enfraquecer a Lava Jato. Mas a resposta dele foi duplicar a equipe da PF que conduz no Supremo as investigações contra políticos com mandato, e um deles se chama Michel Temer. (C.N.)

02 de janeiro de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário