"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

JÁ PASSOU DA HORA DE SEREM ADOTADAS AS "MEDIDAS DE RECIPROCIDADE" À VENEZUELA

Resultado de imagem para ruy pereira embaixador
Ruy Pereira está no Brasil e não voltará a Caracas
Surpreendentemente, o Ministério das Relações Exteriores informou que não tem nenhuma previsão de enviar outro embaixador à Venezuela, depois do embaixador Ruy Pereira ter sido declarado persona non grata pelo governo do presidente Nicolás Maduro.
Com a saída de Ruy Pereira, que está no Brasil passando as festas de fim de ano, quem assume seu posto é encarregado de negócios, o segundo representante brasileiro em antiguidade na Venezuela, depois do embaixador. Ruy Pereira se encontra no Brasil, mas com a confirmação de ter sido declarado ‘persona non grata’, não pode retornar à Venezuela.
REAÇÃO BRASILEIRA – O Itamaraty avisou que deverá adotar “medidas de reciprocidade correspondentes”. O que, em Português de verdade, significa que representantes diplomáticos da Venezuela no Brasil também sejam declarados “personas non gratas”. Mas acontece de desde a primeira crise a Venezuela já retirou do Brasil seu embaixador.
Em Brasília comenta-se que já passou da hora de o governo brasileiro adotar as tais “medidas de reciprocidade”, anunciadas na tarde de ontem pelo Itamaraty, em eufemismo elegante para a expulsão sumária de diplomatas da Venezuela no Brasil. Realmente está demorando muito!
Com a palavra o chanceler Aloysio Nunes Ferreira, que não tem voz afetada nem usa punhos de renda…

25 de dezembro de 2017
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário