"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

CAFÉ COM BOBAGEM, COM TEMER DIZENDO QUE SUA POPULARIDADE AUMENTOU 100%

Michel Temer em café com jornalistas no Palácio do Planalto
Temer quis fazer graça para ganhar a Piada do Ano
Michel Temer terminou a semana bem humorado. Na sexta-feira, ele fez piada ao comentar as pesquisas que mostram a irritação geral com seu governo. “Nossa popularidade aumentou 100%, foi de 3% pra 6%!”, disse, aos risos. Não foi o momento mais cômico do café da manhã com jornalistas.
Sem intenção de fazer graça, Temer atribuiu os números sofríveis à timidez do eleitor. “As pessoas têm vergonha de dizer, embora na verdade aprovem o governo”, pontificou. É mais fácil acreditar em Papai Noel do que na desculpa presidencial.
CABO ELEITORAL – Em outro momento de humor involuntário, Temer garantiu que será um cabo eleitoral “substancioso” em 2018. Na véspera, o ministro Henrique Meirelles fez discurso de candidato e passou quase dez minutos na TV sem citar o nome do chefe.
O presidente formulou mais frases curiosas, como “A questão da corrupção prejudicou muito o governo”. Se fosse uma opinião sincera, ele teria demitido os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, denunciados ao Supremo sob acusação de integrarem uma organização criminosa.
NA JAULA – Citando um publicitário amigo, Temer também disse que “popularidade é uma jaula”. A declaração é duplamente falsa. Em primeiro lugar, porque nenhum político quer ser preso, mas todos tentam ser admirados.
Além disso, jaulas são ambientes inóspitos e cercados por grades de ferro. Se quiser saber como é a vida numa delas, Temer pode consultar velhos companheiros, como Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha.
ROSINHA NA CADEIA – Rosinha Garotinho quer voltar à cadeia. Ela promete tirar carteirinha de visitante para rever ex-colegas de cela em Benfica. A única com quem não trocou palavra foi Adriana Ancelmo, mulher de Sérgio Cabral.
Na quinta-feira, a ex-governadora recebeu o marido com um bilhete onde se lia: “Por onde for, quero ser seu par”. Os dois foram presos juntos, mas ela voltou para casa mais cedo.

25 de dezembro de 2017
Bernardo Mello Franco
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário