"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

PROCURADORES DIZEM QUE ATAQUES DE GILMAR MENDES CONTRA JANOT SÃO "DEPLORÁVEIS"

No desespero, Gilmar dispara para todos os lados
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) classificou de “deploráveis” e de “furor mal contido” as críticas do ministro Gilmar Mendes contra o procurador-geral da República Rodrigo Janot. Para a associação, Mendes deixou de lado a condição de magistrado da mais alta Corte do país e, assumindo posição próxima da política partidária, passou a fazer ataques pessoais e sem fundamento contra o procurador-geral.
“ANPR vem a público repudiar os ataques absolutamente sem base e pessoais ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, proferidos em deliberada série de declarações, nos últimos dias, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes”, diz nota assinada pelo presidente da associação, Robalinho Cavalcanti.
DESRESPEITO – Para o procurador, “é deplorável que um magistrado, membro da mais alta Corte do país, esqueça reiteradamente de sua posição para tomar posições políticas (muito próximas da política partidária) e ignore o respeito que tem de existir entre as instituições, para atacar em termos pessoais o chefe do Ministério Público Federal”.
Segundo Cavalcanti, “não é o comportamento digno que se esperaria de uma autoridade da República. O furor mal contido nas declarações de Gilmar Mendes revela objetivos e opiniões pessoais (além de descabidas), e não cuidado com o interesse público”. O presidente da ANPR afirma que Janot tem agido com correção e competência no combate à corrupção. “Se isto incomoda a alguns, que assim seja. O Ministério Público Federal e suas lideranças jamais se intimidarão. Estamos em uma República, e ninguém nela está acima da lei”, afirma o procurador.
Procurada pelo Globo, a assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República afirmou que Janot não se manifestaria sobre as declarações de Mendes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Os ministros do Supremo estão incomodados com os arroubos de Gilmar Mendes, que tem agido de forma radical, ao atacar desmotivadamente a força-tarefa da Lava Jato, no afã de defender seus amigos na política, como Michel Temer e Aécio Neves, que estão submetidos a investigações por corrupção. O clima no Supremo é de suspense total, ninguém sabe até que ponto Gilmar pretende baixar o nível. (C.N.)

08 de agosto de 2017
Jailton de CarvalhoO Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário