"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

COMO A ESCOLHA NARRATIVA DA DIREITA AJUDA A AUMENTAR O POTENCIAL DE VOTOS DE LULA?



Pesquisa do Ibope da semana passada mostroua que Lula novamente seria o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto.

Cerca de 30% disseram que votariam nele com certeza, enquanto 17% poderiam fazê-lo ocasionalmente. Já os que não votariam nele de jeito nenhum chegam 51%. Desde o impeachment de Dilma, a rejeição de Lula teria caído 14 pontos.

As intenções de votos de tucanos como Aécio, Serra e Alckmin caíram para, respectivamente 22%, 25% e 22%. Respectivamente, as taxas de rejeições dos três tucanos são 62%, 58% e 54%.

Doria tem 24% de eleitores potenciais, sendo que metade votaria nele com certeza. O detalhe é que ele é desconhecido por 44% do público, o que é bom para ele, pois o potencial de crescimento é considerável. Ademais, sua rejeição é bem menor que a dos concorrentes dentro do partido: 32%. As informações são da Jovem Pan.

Aqui colocamos a direita diante de duas escolhas psicológicas, sendo a primeira delas negar a pesquisa e fingir que tudo está bem. Outra escolha é encarar que, mesmo possivelmente enviesada, a pesquisa traduz o óbvio: a guerra de narrativas está gerando resultados bons para o líder petista.

Na verdade é muito óbvio. Seres humanos trabalham por comparação e distinção. Para qualquer objeto que se olhe, o animal humano o distinguirá dos outros objetos. A partir daí, a mente faz comparações. Na verdade, isso serve para qualquer espécie animal.

Uma vez que a narrativa de uma parte da direita vai na direção de eliminar qualquer distinção entre petistas e demais corruptos – por olhar apenas sob o prisma da prática de corrupção e fingir que elementos como comando da corrupção e projeto totalitário são inexistentes ou irrelevantes -, não haverá mais comparações desfavoráveis aos petistas.

Com “todos no mesmo balaio”, o petista apelará ao que consegue vender como “diferencial”, isto é, ter supostamente fornecido alguns ganhos sociais.

Podemos até obter anestésicos dizendo que “as pesquisas são falsas” ou que “Lula vai ser preso e todo o problema será resolvido”. Mas será apenas isso: um anestésico. A causa maior do problema da direita está em sua inabilidade de descrever o mundo de forma coerente e alinhada a um projeto de poder.

É urgente que a direita abandone a narrativa de que “todos são iguais” e passe a identificar no líder petista e no PT o diferencial negativo, ou seja, que além de corrupto, o partido praticou a corrupção em escala inédita e tudo servia a um projeto totalitário de poder, esta a mais grave das aberrações morais do partido.

A boa notícia é que está nas mãos da direita abandonar a narrativa fracassada de que “todos são iguais” e finalmente acabar com as chances de Lula em 2018.


26 de abril de 2017
ceticismo político

Nenhum comentário:

Postar um comentário