"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de março de 2017

FALTA APENAS UM VOTO PARA PIMENTEL SER AFASTADO DO GOVERNO DE MINAS GERAIS


Resultado de imagem para vice governador de minas
Andrade, o vice, já mandou fazer o terno para tomar posse
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, adiou nesta quinta-feira (2/3) o julgamento da ação que pode afastar do cargo o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT). A ação impetrada pelo Partido Democratas (DEM), que questiona a necessidade prévia de autorização da Assembleia Legislativa do estado mineiro para que o chefe do executivo local possa ser processado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu cinco votos a favor e quatro contra.
Por se tratar de uma matéria relevante, e devido à ausência justificada do ministro Gilmar Mendes, a ministra decidiu pelo adiamento do julgamento final. Cármen Lúcia já informou que o tema só voltará à pauta em abril, desta forma será votada também pelo ministro Alexandre Moraes, que toma possa dia 22 de março.
FALTA UM VOTO – Além do relator Edson Fachin, que foi a favor do reconhecimento da ação impetrada pelo DEM, votaram com ele as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia, além de Luiz Fux e Roberto Barroso. Contra o reconhecimento, votaram os magistrados Dias Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ricardo Levandowiski.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade, de número 5540, apresentada pelo DEM, pede que a Suprema Corte se manifeste sobre o que dispõe a Constituição estadual de Minas Gerais sobre o processo e julgamento do governador do estado perante o STJ nos crimes comuns. O Democratas sustenta que “a interpretação literal do dispositivo objeto desta ação indica que, independentemente do crime sobre o qual se ajuizou ação penal (crime comum sem distinção) e qualquer que seja o meio utilizado para promovê-la (denúncia ou queixa-crime), deve o governador mineiro ser afastado caso recebida a denúncia ou queixa pelo Superior Tribunal de Justiça”.
O DEM alega que “é totalmente inadequada a medida de afastamento do governador após o recebimento de queixa-crime, razão pela qual, nesse ponto, a interpretação literal do dispositivo é inconstitucional”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se vê, o afastamento do governador de Minas Gerais só depende de um voto para formar maioria absoluta no Supremo – de Gilmar Mendes ou do neoministro Alexandre de Moraes. Embora tenha foro privilegiado no STJ, o fato de estar sendo processado afastará Pimentel do cargo, automaticamente. O vice-governador Antonio Andrade, do PMDB, já mandou fazer o terno da posse. (C.N.)

03 de março de 2017
Margareth Lourenço
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário