"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

PARLAMENTARES DESCONTENTES DÃO ULTIMATO AO PT E AMEAÇAM SAIR DO PARTIDO


Resultado de imagem para derrota do pt  charges
Charge do Nani (nanihumor.com)





















Reunidos nesta segunda-feira (17), cerca de 40 parlamentares petistas, em sua maioria deputados federais, decidiram divulgar um manifesto em que cobrarão a antecipação das eleições internas do partido. Autointitulando-se “Muda PT”, o grupo exigirá a realização de um encontro partidário no mês de dezembro para convocação de um congresso da sigla. Do contrário, planejam uma debandada coletiva do PT, com a possível fundação de um novo partido. A hipótese foi discutida numa reunião que consumiu toda a manhã e invadiu a tarde.
Por enquanto, o grupo se dedica à criação de uma frente ampla, que nasceria da fusão do PT com outros partidos. A nova frente seria uma última tentativa para que permaneçam no PT. Na reunião, no entanto, esses parlamentares avaliaram que não existem muitos partidos interessados em uma fusão com a sigla.
Frustrada essa coalizão partidária, só restaria a alternativa de abandonar o partido.
FUSÃO DE PARTIDOS – Anfitrião do almoço, o deputado federal Décio Lima (SC) explica que uma fusão seria mais prática do que a criação de uma nova legenda. Ele defende a composição da frente. Sua opinião, porém, não é majoritária no grupo.
Emissários do movimento deverão conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda esta semana. Os parlamentares convocaram uma nova reunião para o dia 3 de dezembro.
Segundo participantes do encontro, esse seria um prazo fixado pelos descontentes antes de dar início à criação da nova sigla.
Após o encontro, Décio Lima disse que tem conversado informalmente com integrantes de outros partidos, como o PDT, PCdoB, PTdoB e até PMDB. Mas a discussão é embrionária. “Quando falo em frente ampla, falo em uma organização tática vinculada ao processo eleitoral de 2018”, disse o anfitrião, explicando que caberá a seus integrantes “espírito de grandeza” para escolher seu melhor candidato em 2018.
SEM ULTIMATO? – Participante do encontro, o ex-ministro Pepe Vargas (RS) nega, porém, que seja um ultimato: “não tem esse caráter”, disse. “A gente discute cada coisa a seu tempo.”
Além de Pepe Vargas, a reunião incluiu nomes como o da ex-ministra Maria do Rosário (RS), o vice-presidente do PT Paulo Teixeira e Moema Gramacho (BA).
Integrantes desse movimento enfrentam dificuldades para encontrar um destino fora do PT, já que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) impede que partidos recém-criados tenham direito a fundo partidário e tempo de TV antes das eleições de 2018. Daí, a ideia de fusão com siglas já existentes.
A partir de agora, os petistas procurarão oficialmente potenciais coligados, como o PTdoB. “Temos até 2018 para decidir. O importante é criar uma nova esquerda, sem corporativismo”, defende o deputado Silvio Costa (PTdoB-PE), que acompanha os movimentos do grupo petista.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A crise é gravíssima, o PT pode acabar. Esses 40 parlamentares querem preservar seus mandatos e suas bases eleitorais. Sabem que a legenda do PT se transformou numa sigla maldita, sem a menor perspectiva, conforme ficou demonstrada nesta eleição municipal. Como não existe condições de reversão desse quadro a curto e médio prazos, a tendência é de que os parlamentares descontentes se filiem a outros partidos para tentar se reeleger. A piada é velha, mas sempre funciona  – o último a sair do PT, por favor, apague a luz(C.N.)

18 de outubro de 2016
Catia Seabra
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário