"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 29 de outubro de 2016

ODEBRECHT NÃO SE IMPORTAVA COM QUEM ESTAVA NO PODER, POIS SUBORNAVA A TODOS




Resultado de imagem para filipe hille pace
Corrupção é sistêmica e multipartidária, diz o delegado Pace













O delegado federal Filipe Hille Pace, da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, acusou a Odebrecht de pagar propinas para obter contratos e ‘garantir seus interesses’ em ‘qualquer governo de qualquer esfera da administração pública’. Os ataques à empreiteira ocorrem em meio à negociação do maior acordo de delação premiada entre a Procuradoria-Geral da República e dezenas de executivos da Odebrecht, incluindo o próprio Marcelo Bahia Odebrecht, presidente afastado do Grupo e na prisão da Lava Jato desde 19 de junho de 2015.
“A Odebrecht pagava propina para consecução de contratos e para garantir seus interesses junto a qualquer governo de qualquer esfera da administração pública, demonstrando-se, assim, novamente, que a corrupção era e é multipartidária e sistêmica”, assinala o delegado no despacho de 289 páginas que indiciou o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) e Marcelo Odebrecht, além de outros quatro investigados, por corrupção.
Não é a primeira vez que a Lava Jato em Curitiba aponta a suspeita de vários crimes envolvendo a maior empreiteira do País. No dia em que foi deflagrada a Operação Omertá, em 26 de setembro, a PF abriu um novo inquérito para apurar as suspeitas de irregularidades envolvendo a Odebrecht em 38 obras pelo País. A investigação corre sob segredo de Justiça.
CONJUNTO DE PROVAS – Naquela ocasião, o próprio delegado Filipe Pace disse à imprensa que a operação já tinha um rico conjunto de provas e que o depoimento de Marcelo Odebrecht, preso desde 19 de junho de 2015, não era absolutamente necessário.
“Não é imprescindível a palavra do sr. Marcelo Odebrecht em vista da robustez das provas”, afirmou o delegado.
Independente das negociações da Procuradoria-Geral da República com o grupo empresarial, que deve implicar centenas de políticos de vários partidos, a força-tarefa em Curitiba segue avançando nas investigações sobre o ‘departamento de propinas’ da Odebrecht, descoberto pela Lava Jato envolvendo estruturada rede que controlava os pagamentos de valores ilícitos no Brasil e no exterior sob a coordenação da cúpula da empreiteira.

29 de outubro de 2016
Mateus Coutinho, Julia Affonso e Fábio Serapião
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário