"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 19 de junho de 2016

O QUE É VALOR?

Moradores constroem com R$ 5 mil ponte que a Prefeitura tinha orçado em R$ 2 Milhões

A definição de valor exige que consideremos a idéia do soldado valente. No campo de batalha demonstra sua coragem diante do inimigo e aceita

dar a própria vida para proteger sua fé, sua pátria, sua família e sua cultura, negando ao inimigo o acesso a seu território.

Povo sem exército não é povo. É manada.

Em tempos de paz, objetos e sentimentos podem ser classificados por três critérios:

-valor de uso (função principal e funções secundárias)

Um objeto qualquer pode ser comparado com outro similar. O que mais se presta a sua função principal, vale mais . Por exemplo: duas facas de cozinha. Qual delas tem a melhor lãmina? A melhor empunhadura? (ergonomia). Seu preço de aquisição tende a ser maior do que o da similar (mas nem sempre, como veremos depois).

Quanto dinheiro ou quanta moeda vale?

Sabemos que a amizade é uma espécie de dinheiro.

Ganhamos a faca de um amigo e não gastamos nossas moedas.

-valor de troca

Um objeto tem sempre um valor de troca. O colecionador de selos talvez não vendesse ou doasse um de seus favoritos; mas está disposto a trocá-lo por outro que deseja mais.

-valor de estima


Uma caneta velha e já inutilizável, pode valer muito para um neto de seu primitivo dono.

Uma roupa de grife vale mais que outra (apta para o mesmo uso) porque a marca confere algum status imaginário a quem a veste.

Toda propaganda moderna objetiva aumentar o valor de estima dos objetos, atribuindo-lhes um glamour artificial. Maiores lucros para fabricantes e vendedores à custa dos ingênuos.

Sugestão de leitura:Filosofia del dinero, MATHIEU Vittorio/ ISBN 84-321-2567-9



19 de junho de 2016
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário