"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 19 de junho de 2016

EM VIAGEM PELO PAÍS, DILMA INSISTE NA NARRATIVA MAIS FURADA DO MUNDO

Com os fatos recentes e todas as revelações, ela deveria receber uma orientação melhor e deixar de falar em “golpe” ou que o impeachment foi para “frear a Lava Jato”. Já está ficando bem ridículo, mesmo para seus padrões.


Uma “vantagem” de ser Dilma Rousseff é que seus discursos não precisam fazer sentido. Você pode chegar a um púlpito, microfone ligado, emissoras de todo o país gravando, e de repente dizer que toda criança tem uma figura oculta atrás: um cachorro. Ou discorrer sobre o estoque de vento. Ou mesmo saudar a mandioca. E o milho.

Então, não é mesmo algo anormal que ela solte alguma pérola. Ok. Mas a de agora não foi apenas disparate da falta de retórica ou pouco apego ao Planeta Terra na hora de elaborar improvisos. Nada disso: é cálculo.

Mas a conta já está errada – e vencida. Isso porque, há mais ou menos um mês, fazia sentido apostar na mentira de que o impeachment teria como motivo frear a Operação Lava Jato. Continuaria sendo lorota, mas ao menos não havia fato a desmentir – e disparar cascatas não é nada que fuja das práticas já reiteradas por eles.

De todo modo, agora com Cunha se estrepando, a cúpula do PMDB indo para o mesmo caminho e até alguns tucanos graúdos entrando na dança, não há mais a mínima condição de insistir nessa narrativa.

E ela insiste. Aí fica ridículo.

Ah, sim: a esta altura, com todo o devido processo correndo no Senado em observância à ampla defesa e tudo mais, é até teratológico suscitar “golpe”. Mas ela também insiste. Sem medo do ridículo.



19 de junho de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário