"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 12 de junho de 2016

MARINA SILVA E GUILHERME LEAL TENTAM DESMENTIR DENÚNCIA DE LÉO PINHEIRO


A ex-senadora Marina Silva (Rede) e o presidente da Natura e ex-candidato da vice-presidente na chapa de Marina Silva, Guilherme Leal, negaram nesta sábado que a campanha de 2010 tenha recebido recursos ilícitos, conforme relato do ex-presidente da construtora OAS, Adelmário Pinheiro, mais conhecido como Léo Pinheiro, durante negociação para acordo de delação premiada.
Segundo informação publicada pelo colunista de O Globo, Lauro Jardim, Pinheiro prometeu aos procuradores da Lava-Jato falar sobre um pedido de contribuição para a campanha de Marina em 2010, que teria sido feito por Leal e pago fora da contabilidade oficial apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a coluna, não há registro de doação oficial da OAS para a campanha de Marina naquele ano.
“PROPOSTAS DE CANDIDATURA” – Na nota divulgada ontem, Leal afirma que se encontrou com Pinheiro, ocasião em que foram apresentadas “as propostas da candidatura”. Ele nega ter discutido pagamento de caixa 2 para a campanha.
“Houve sinalização da OAS em apoiar a campanha presidencial por meio do Partido Verde, certamente dentro dos termos da lei, com o devido registro perante a Justiça Eleitoral”, disse o executivo, segundo o qual “qualquer outra insinuação é uma inverdade”.
Em nota enviada ao Globo e também distribuída em suas redes sociais, Marina Silva escreveu nuca ter usado “um real sequer em minhas campanhas que não tivesse sido regularmente declarado”.
Sobre Guilherme Leal, ela disse que ele “sempre foi fiel ao compromisso ético e à orientação política de que todos os recursos de financiamento de campanha teriam origem e uso inteiramente legais”.
Leal confirmou a informação da nota de que Alfredo Sirkis, dirigente nacional do Partido Verde na época, teria participado da reunião.
PAES ENVOLVIDO – A coluna de Lauro Jardim também informa que a OAS e a Odebrecht prometem detalhar aos investigadores um suposto esquema de caixa dois para a campanha do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que se defendeu em nota ao Globo:
“O prefeito Eduardo Paes afirma que todas as doações às suas campanhas eleitorais – sejam aquelas feitas diretamente a ele ou via diretórios municipal, estadual e nacional do seu partido – ocorreram de forma oficial e legal e foram declaradas à Justiça Eleitoral. Paes ressalta que as contas de campanha foram devidamente aprovadas pela Justiça Eleitoral”.

12 de junho de 2016
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário