"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

AO QUE PARECE, TEMER ESTÁ ERRANDO FEIO NA ESCOLHA DE MINISTROS



Moares, amigo de Temer, pode ser ministro da AGU





















Saiu no Jornal Nacional que o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, visitou na terça-feira (19) o vice-presidente Michel Temer (PMDB), na casa dele na Zona Oeste de São Paulo. Moraes afirmou que foi tomar um café com o vice-presidente e perguntar sobre a segurança da área, em Alto de Pinheiros, tendo em vista o aumento do assédio em relação ao vice-presidente devido ao prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Segundo o site G1, Moraes, que é advogado especialista em Direito Constitucional, negou que tenha ido até a casa do vice-presidente para conversar sobre cargos em um possível governo Temer. “Vim na qualidade de amigo e de secretário da Segurança de São Paulo. Mas nada em relação a qualquer questão governamental federal, até porque sou secretário da Segurança Pública de São Paulo”, disse.
A fala de Alexandre de Moraes denuncia o que ocorreu nesse encontro. Ele foi tratar do Ministério, um potencial convite de Temer, ou indicação de terceiros. A desculpa que deu para o encontro foi esfarrapada e fez questão de enfatizar sua longa amizade com Temer, numa espécie de carteirada. Ou seja, deu mostras públicas de força política. Ostentou poder.
MORAES E MARIZ
Moraes é muito ligado ao criminalista Mariz de Oliveira, que atuou na Lava Jato e também é próximo a Temer. Por coincidência, logo depois da visita de Moraes, o advogado Mariz chegou ao local.
O que significaria Alexandre de Moraes na Advocacia-Geral da União? Filiado ao DEM, o atual secretário de Segurança Pública de Geraldo Alckmin, ex-secretário de Transportes do prefeito Gilberto Kassab, ex-membro do Ministério Público de São Paulo, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça, conhecido constitucionalista e professor da USP, Moraes é um homem polêmico, que responde atualmente a processo judicial por dispensa indevida de licitação e coleciona inimigos por seu estilo trator.
Moraes foi advogado informal de Eduardo Cunha no Supremo e ambiciona o governo de São Paulo em 2018 ou uma cadeira no STF. Parece ser o nome favorito para esse posto, a partir do que se percebe publicamente.
UM NOME CONTROVERSO
O vice Temer deve meditar com calma a respeito dessa possibilidade. Moraes já era um nome controverso quando indicado ao CNJ e hoje atua mais na política do que na advocacia.
Se o nomear, Temer estará dando palanque a um pré-candidato ao governo de São Paulo. Ou seja, Temer não estaria dando esse ministério a um técnico, mas a um político com ambições eleitorais. Alexandre de Moraes tem seus inimigos, sem dúvida, e não são poucos. Acusado de corrupção no escândalo da merenda escolar, o deputado estadual Fernando Capez sabe bem disso.
Quanto a Mariz, o comentarista Francisco Feitosa manda a seguinte mensagem: “Estou assombrado, meu caro editor. O Temer, segundo o jornal Valor, teria convidado o dr. Mariz para Ministro da Justiça.O sr. Mariz fala gato e cachorro contra o juiz Moro. Adeus Lava-Brasil! Fico pensando não seria melhor indultar o Dirceu, restabelecer-lhe a OAB e nomeá-lo ministro da Justiça. Muito mais “limpo, honesto e seguro – sem disfarces. Pode?
Bem, se for confirmada a informação do valor, Temer vai começar o governo de forma desastrada, para dizermos o mínimo.

20 de abril de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário