"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ATAQUE A HOTEL NO MALI TEM 27 MORTOS, DIZ AGÊNCIA REUTER



Ataque a hotel no Mali faz dezenas de reféns e deixa mortos11 fotos3 / 11

20.nov.2015 - Forças de segurança do Mali retiraram reféns libertados do hotel Radisson Blu em Bamako, no Mali. Homens armados entraram atirando no hotel, mantendo refém 170 pessoas entre hóspedes e funcionários. A Polícia já liberou parte dos reféns Habibou Kouyaté/AFP

Estão livres todas as 170 pessoas que eram mantidas reféns no hotel Radisson Blu em Bamako (Mali) e ao menos 27 morreram no ataque, de acordo com a agência Reuters.

A agência cita informações preliminares de agentes de paz da ONU no local. Eles disseram que viram ao menos 12 corpos no porão e outros 15 no segundo andar do hotel. A informação foi revelada à Reuters em condição de anonimato. Os agentes da ONU estariam ajudando as autoridades do Mali a revistar o local.

O ministro de Segurança do Mali, coronel Salif Traoré, afirmou à agência France Presse (AFP) e ao canal francês BFMTV que não há mais reféns.

"Eles não têm mais reféns em suas mãos e as forças [de segurança] os estão rastreando", disse Traoré à emissora de TV. Traoré já havia informado à AFP que ao menos 18 corpos foram recuperados no hotel.

Em sua conta no Twitter, o presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, divulgou a seguinte mensagem: "O presidente IBK saúda o profissionalismo das forças de defesa e segurança do Mali e agradece os países amigos por sua assistência".

Ao menos dois homens armados invadiram o hotel na manhã desta sexta-feira (20) e estariam mortos. Eles fizeram reféns 140 hóspedes e 30 funcionários, de acordo com a administração do Radisson Blu. Há pelo menos quatro horas a administração não divulga um novo comunicado sobre a situação em Bamako.

Para liberar o prédio, forças especiais do governo invadiram andar por andar, informaram a emissora estatal de TV do Mali e uma fonte de segurança à Reuters.

Um grupo jihadista ligado a Al Qaeda teria assumido a responsabilidade pelo sequestro, mas a agência não pôde confirmar a autenticidade desta informação.

Em um primeiro momento, foi divulgado que três pessoas morreram no ataque. As vítimas seriam um francês e dois malineses.

Entre os libertados do sequestro estão cidadãos de pelo menos as seguintes nacionalidades:

- 20 indianos
- 12 franceses
- 7 argelinos
- 6 norte-americanos
- 6 turcos
- 6 chineses
- 2 alemães
- 1 guineense

O Radisson Blu é um conhecido local para estrangeiros se hospedando na capital do Mali, que tem cerca de dois milhões de habitantes.

A companhia aérea Air France divulgou uma nota confirmando que 12 integrantes de sua equipe de tripulação estavam entre os removidos do local e eram mantidos em segurança.

"Por medida de precaução, os voos da Air France de e para Bamako nesta sexta-feira foram cancelados", afirmou a empresa.


20 de novembro de 2015
UOL, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário