"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 28 de abril de 2015

POLÍCIA FEDERAL TENTA INCRIMINAR CUNHA, MAS ESTÁ DIFÍCIL







A Polícia Federal encaminhou ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de autorização de coleta e mais duas testemunhas a fim de esclarecer pontos na investigação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
No documento encaminhado ao STF no dia 15 de abril, o delegado da Polícia Federal Thiago Machado Delabary esclarece ao ministro o andamento das diligências referentes ao inquérito do qual Cunha é alvo, e pede a extensão de prazo de 60 dias. É pedido ainda que sejam ouvidos o advogado Francisco José Reis, e o presidente do PMDB no Rio, Jorge Picciani, pai do líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani. Um endereço atribuído a Reis, que é ex-assessor de Jorge Picciani, é apontado como um dos destinos de entrega de dinheiro proveniente do esquema de corrupção apurado na Lava Jato.
PETROBRAS E MITSUI
De acordo com a PF, entre os pedidos de diligências solicitados no inquérito que tem Cunha como alvo foi realizada a oitiva da ex-deputada federal Solange Pereira de Almeida, hoje prefeita da cidade de Rio Bonito-RJ. Solange abriu, em julho de 2011, dois requerimentos junto à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, pedindo auditorias no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério das Minas e Energia para apurar a relação da Petrobrás com a empresa Mitsui.
Com base em depoimento do doleiro Alberto Youssef , a Procuradoria suspeita que as representações feitas por Solange tenham sido arquitetadas por Cunha. De acordo com o delator, o presidente da Câmara seria um dos beneficiários das propinas vindas do esquema envolvendo m um contrato de aluguel de um navio-plataforma das empresas Samsung e Mitsui. Ele teria encomendado os pedidos de auditoria dos contratos após o pagamento de propina ter sido suspenso. Cunha tem negado qualquer favorecimento no esquema.
Em depoimento prestado na prefeitura de Rio Bonito em 18 de março, Solange diz que “não se lembra” das motivações que a fizeram assinar os requerimentos apresentados à Comissão, dizendo ainda que o tema de tal requerimento envolvendo a Petrobrás “não se inseria em suas pautas de atuação parlamentar; que suas pautas principais eram a saúde pública, havendo fundado a frente parlamentar em defesa dos hospitais universitários”.
EX-DEPUTADA NEGA
Solange nega ainda que Cunha tenha pedido que ela formulasse o requerimento sobre a Petrobrás e diz não se recordar de que o parlamentar tenha falado com algum outro congressista sobre a elaboração do requerimento. Ela diz ainda que “pelo que se recorda, o requerimento relativo à Petrobrás foi elaborado a várias mãos, como de praxe”, disse.
A prefeita diz ainda ter uma boa relação com Cunha e que o conheceu em um jantar oferecido pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Ela disse ainda ter estado com o presidente da Câmara por duas ou três vezes durante a campanha de 2014, quando ele esteve em Rio Bonito.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Está difícil pegar Eduardo Cunha. A ex-deputada Solange Almeida é desmemoriada, não lembra de nada e defende Cunha. O doleiro diz que nunca mandou propina para ele. E o agente federal Jaime Careca afirmou ter levado dinheiro para Cunha, mas entregou o pacote na casa do advogado de Jorge Picciani. Traduzindo: a confusão é geral e Eduardo Cunha não é atingido diretamente. Seria muito mais fácil pegar Renan Calheiros, mas a Polícia Federal tem demonstrado uma instigante preferência por Cunha. (C.N.)

28 de abril de 2015
Talita Fernandes
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário