"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de março de 2015

MONOPÓLIO DA PETROBRAS


PETROBRAS SOB SUSPEITA EM 40 PROCESSOS NO TCU
NO TCU, 15 PROCESSOS SÃO RELACIONADOS AO ESCÂNDALO DA LAVA JATO






SÓ COMPRA SUPERFATURADA DE PASADENA TEM
10 PROCESSOS NO TRIBUNAL


Dos 40 processos sobre a Petrobras no Tribunal de Contas da União, 10 estão ligados à superfaturada refinaria de Pasadena, nos EUA, e 15 à Lava Jato, incluindo a venda de metade da subsidiária da estatal na África ao banco BTG Pactual, de André Esteves, além do caso no complexo petroquímico Comperj. Os casos foram citados pelo ministro-substituto do TCU André Luís de Carvalho, ao propor a investigação do conselho de administração, presidido por Dilma em todo governo Lula.

O TCU quer saber como o banco de André Esteves comprou por uma suspeita bagatela metade da subsidiária Petrobras Oil & Gas B.V..

O ministro André Carvalho quer apurar o que chama de “atos de gestão ruinosa” ou falta do “dever de cuidado” do conselho da Petrobras.

A compra da Suzano Petroquímica, por mais que o dobro do seu valor pela Petrobras, em 2007 (governo Lula), também está na mira do TCU.

Comprar refinarias era o nirvana da turma da corrupção na Petrobras. O TCU quer investigar a compra da refinaria japonesa Nansei Sekiyu.

Leia mais na Coluna Cláudio Humberto


19 de março de 2015
diario do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário