"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CENÁRIOS ESQUISITOS


 

Amigos queridos hoje comparam Venezuela, Argentina e Brasil.

Pessimistas, acham que a Argentina está virando uma Venezuela e que o Brasil está virando uma Argentina.

Embora os três países estejam submetidos à mesma cartilha demolitória, gerada por uma organização sediada em Londres, cuja implantação está confiada ao Foro de São Paulo (que também responde pelo nome Unasul) os cenários são bem diferentes.

O falecido Hugo Chavez pertencia ao exército e, no passado, tentou um golpe de estado que não prosperou. Tornou-se presidente, fez tantas barbaridades que foi deposto. Como não foi morto, deu um contragolpe e voltou ao poder.

A Argentina, governada pelo fantasma de Perón, cometeu tantos erros que hoje sofre as consequências. Um exército pode tudo; menos perder a guerra. O episódio das Malvinas destruiu o seu poderio militar. Velhos generais foram presos e humilhados publicamente.

Nesta campanha eleitoral no Brasil, os inimigos da pátria tentam sutilmente fomentar o ódio entre os estados do norte e os do sul visando um futuro desmembramento do país.
 
Se esquecem de que aqui há exército, o Exército de Caxias, que não pede desculpas, garante da unidade nacional.

10 de outubro de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é Livre Pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário