"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A DUAS SEMANAS DA ELEIÇÃO, DILMA DÁ UM "PRESENTE" PARA O BRASIL: PREÇO DA COMIDA EXPLODE E INFLAÇÃO CHEGA A 6,75% AO ANO


 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,57% em setembro, mais do que o dobro da taxa vista em agosto, de 0,25%, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro do ano passado, o IPCA avançou 0,35%.

Com isso, a variação acumulada em 12 meses atinge 6,75%, acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (BC), que é 6,5%. Foi a maior inflação em 12 meses registrada desde outubro de 2011 (6,97%). De janeiro a setembro, a inflação oficial é de 4,61%, também acima do verificado nos nove primeiros meses do ano passado, quando o IPCA aumentou 3,79%. 

Setembro
O IPCA de setembro ficou acima da média apurada pelo Valor Data junto a 19 consultorias e instituições financeiras, de 0,47%, e também acima do teto do intervalo das estimativas, que variou de 0,43% a 0,49%.

A forte alta do indicador oficial de inflação foi puxada por alimentação e bebidas, que teve alta de 0,78% no período. Com peso de 24,73% no IPCA, essa classe de despesa é a mais importante no orçamento das famílias e teve impacto de 0,19 ponto percentual no indicador de setembro. Desta forma, foi responsável por um terço da inflação do mês.

O IPCA apura a inflação para as famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, qualquer que s eja a fonte. A pesquisa abrange 13 localidades, 11 delas regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Brasília e Vitória - além das cidades de Goiânia e de Campo Grande.

INPC
 
O IBGE também informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,49% em setembro, de 0,18% em agosto. Em setembro de 2013, o indicador teve alta de 0,27%. No acumulado do ano até setembro, o INPC subiu 4,62%, acima da taxa de 3,61% relativa a igual período do ano passado.

No acumulado em 12 meses até setembro, o indicador teve alta de 6,59%, indicando avanço em relação aos 12 meses anteriores, quando ficou em 6,35%. O INPC se refere às famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos que vivem nas mesmas regiões metropolitanas e capitais pesquisadas no IPCA.

(Valor Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário