"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de setembro de 2014

IBOPE E DATAFOLHA DIVERGEM, MAS CONVERGEM QUANTO AO DUELO ENTRE DILMA E MARINA


 
 




Em reportagem de Juliana Gama e Fernanda Krakovics, edição de O Globo de quinta-feira 04, ficou acentuada uma divergência de números entre as pesquisas do Ibope e Datafolha sobre as eleições presidenciais de outubro.
Foram divulgadas simultaneamente na noite de terça-feira e enquanto o Ibope apontou 37 pontos para Dilma contra 33 para Marina, o Datafolha assinalou Dilma com 35% e Marina com 34 nas intenções de voto do primeiro turno das eleições de outubro.
A direção entretanto das pesquisas dos institutos convergem plenamente quanto à polarização do quadro eleitoral entre as duas principais candidatas e convergem também no que se refere ao enfraquecimento de Aécio Neves.

Em uma semana, prazo da diferença entre as duas últimas pesquisas anteriores, para o Ibope o senador mineiro desceu de 19 para 15 pontos; para o Datafolha Aécio Neves está com 14 pontos. Vale assinalar que a pesquisa do Ibope anterior foi divulgada em 25 de agosto e a penúltima pesquisa do Datafolha saiu no dia 29. Como se vê o prazo de levantamento do Datafolha é um pouco mais curto do que o do Ibope

Mas isso importa pouco, inclusive a convergência dos dois institutos estende-se às simulações para o segundo turno: para o Ibope, Marina venceria nas urnas de 26 de outubro por 46 a 39 pontos. Para o Datafolha a vitória seria por 48 a 41. Nota-se que em ambos os casos a diferença projetada é de 7 degraus.
Dificilmente o panorama do primeiro turno se modificará quanto à polarização, inclusive porque Aécio neves passou a botar um tom pessimista, como ficou claro na reportagem de Silvia Amorim, também na edição de O Globo do dia 4, quando perguntado por ela sobre sua posição eleitoral, terceiro lugar em Minas Gerais, admitiu que “eleições se perdem”.

POLARIZAÇÃO TAMBÉM NO RJ

O Datafolha, em outra pesquisa, revelou também que para governador do Rio de Janeiro estabeleceu-se uma polarização entre o Anthony Garotinho e Fernando Pezão. Garotinho com 28, Pezão subindo para 23, distanciando-se de Marcelo Crivella com 18%.
O candidato do PT, Lindbergh Farias, enquanto Pezão subiu nove degraus e Garotinho 1 ponto, desceu de 12 para 11, apesar do apoio do ex-presidente Lula. Marcelo Crivella, segundo matéria publicada na Folha de São Paulo no dia 04, avançou dois pontos, atingindo 18%, ficando 5 pontos abaixo de Pezão e 10 pontos de Garotinho.

Feita a simulação, as intenções de voto hoje assinalam vitória de Pezão por 45 contra 36 de Garotinho. Pelo que os sintomas indicam não deverá haver mudanças quanto ao ocupante do Palácio Guanabara.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário