https://www.youtube.com/watch?v=oa7C0S-Ess4&feature=player_embedded
Apesar de tudo o que vem acontecendo na Petrobras e que já chegou ao conhecimento dos brasileiros, a diretoria da estatal continua tentando abafar as investigações que devem ser efetivadas com a instalação da CPI, já determinada em liminar concedida pela ministra Rosa Weber, do STF.
Depois do estouro do escândalo, a área de marketing das Petrobras foi acionada e bilhões de reais estão sendo investidos nos últimos dias para tentar fazer crer à opinião pública que a empresa é um mar de rosas.
E não é. Haja vista para a reação do mercado. Há acionistas que já perderam muito dinheiro quando as ações começaram a despencar já faz algum tempo. E isso já refletia e reflete claramente que a Petrobras tem problemas sérios.
O vídeo acima mostra o comercial que foi inserido na noite deste sábado no horário do Jornal Nacional da TV Globo, o espaço mais caro da mídia brasileira. O link foi enviado a este blog por um leitor que faz a seguinte observação:
“Aos 13 segundos do vídeo aparece o gráfico, mas a visualização fica ainda melhor entre o segundo 15 e 16. Em 2002, segundo o próprio gráfico, o Brasil refinava 1,641 milhão de barris dia contra 2,124 milhões em 2013, um crescimento de apenas 29% em 11 anos. Só que pelo formato do gráfico fraudado parece que o refino cresceu 1000% em 11 anos, Já que gráfico começa em 1600 e não em 0 como deveria ser. Uma fraude transmitida para milhões de brasileiros no Jornal Nacional”.
De fato, o gráfico sugere um aumento extraordinário do refino de petróleo. Contudo, ao se fazer as contas, realmente o crescimento foi pífio ante a demanda crescente, até porque o Brasil continua importando a maior parte da gasolina que é consumida.
Todas aquelas marketagens que mostram o Lula com as mãos sujas de óleo lambuzando as costas da Dilma, não passam de uma ilusão. Infelizmente o Brasil não é autossuficiente na produção do petróleo e nem tem condições de refinar tudo que consome. Lembram-se do pre-sal? Está aí outra coisa misteriosa: a lavra dessa jazida, se é que existe mesmo.
Por enquanto a tecnologia para viabilizar a extração ainda patina. Tentativas de perfuração profunda nos últimos tempos geraram brutais vazamentos no mar, a par das dificuldades para impedir o descontrole da vazão do óleo.
E tem mais: por que a Petrobras precisa ficar fazendo progaganda se é um monopólio? Não tem qualquer sentido o gasto fabuloso em propaganda que é feito pela empresa. Ainda mais agora que os fatos mostram que a estatal está numa situação financeira caótica.
A verdade verdadeira é que a experiência ensina que empresas estatais, em qualquer atividade, só dão prejuízos e obrigam a rodar a maquininha da Casa da Moeda. O resultado é o desarranjo na economia com a ameaçador descontrole da inflação.
A direção da Petrobras com essa campanha de marketing contraria todos os mandamentos da prudência, a mostrar a imperiosa necessidade da instalação imediata da CPI com a consequente investigação de todas as denúncias que pesam pesadamente contra a empresa.
O povo brasileiro exige a verdade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário