"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 27 de abril de 2014

PETROBRAS GASTA MILHÕES COM PROPAGANDA NO HORÁRIO MAIS CARO DA TELEVISÃO COM UM GRÁFICO MALANDRO SOBRE REFINO. POR ISSO É


https://www.youtube.com/watch?v=oa7C0S-Ess4&feature=player_embedded

Apesar de tudo o que vem acontecendo na Petrobras e que já chegou ao conhecimento dos brasileiros, a diretoria da estatal continua tentando abafar as investigações que devem ser efetivadas com a instalação da CPI, já determinada em liminar concedida pela ministra Rosa Weber, do STF.
 
Depois do estouro do escândalo, a área de marketing das Petrobras foi acionada e bilhões de reais estão sendo investidos nos últimos dias para tentar fazer crer à opinião pública que a empresa é um mar de rosas.
E não é. Haja vista para a reação do mercado. Há acionistas que já perderam muito dinheiro quando as ações começaram a despencar já faz algum tempo. E isso já refletia e reflete claramente que a Petrobras tem problemas sérios.
 
O vídeo acima mostra o comercial que foi inserido na noite deste sábado no horário do Jornal Nacional da TV Globo, o espaço mais caro da mídia brasileira. O link foi enviado a este blog por um leitor que faz a seguinte observação:
 
Aos 13 segundos do vídeo aparece o gráfico, mas a visualização fica ainda melhor entre o segundo 15 e 16. Em 2002, segundo o próprio gráfico, o Brasil refinava 1,641 milhão de barris dia contra 2,124 milhões em 2013, um crescimento de apenas 29% em 11 anos. Só que pelo formato do gráfico fraudado parece que o refino cresceu 1000% em 11 anos, Já que gráfico começa em 1600 e não em 0 como deveria ser. Uma fraude transmitida para milhões de brasileiros no Jornal Nacional”.
 
De fato, o gráfico sugere um aumento extraordinário do refino de petróleo. Contudo, ao se fazer as contas, realmente o crescimento foi pífio ante a demanda crescente, até porque o Brasil continua importando a maior parte da gasolina que é consumida.
 
Todas aquelas marketagens que mostram o Lula com as mãos sujas de óleo lambuzando as costas da Dilma, não passam de uma ilusão. Infelizmente o Brasil não é autossuficiente na produção do petróleo e nem tem condições de refinar tudo que consome. Lembram-se do pre-sal? Está aí outra coisa misteriosa: a lavra dessa jazida, se é que existe mesmo.
 
Por enquanto a tecnologia para viabilizar a extração ainda patina. Tentativas de perfuração profunda nos últimos tempos geraram brutais vazamentos no mar, a par das dificuldades para impedir o descontrole da vazão do óleo.
 
E tem mais: por que a Petrobras precisa ficar fazendo progaganda se é um monopólio? Não tem qualquer sentido o gasto fabuloso em propaganda que é feito pela empresa. Ainda mais agora que os fatos mostram que a estatal está numa situação financeira caótica.
 
A verdade verdadeira é que a experiência ensina que empresas estatais, em qualquer atividade, só dão prejuízos e obrigam a rodar a maquininha da Casa da Moeda. O resultado é o desarranjo na economia com a ameaçador descontrole da inflação.
 
A direção da Petrobras com essa campanha de marketing contraria todos os mandamentos da prudência, a mostrar a imperiosa necessidade da instalação imediata da CPI com a consequente investigação de todas as denúncias que pesam pesadamente contra a empresa. 
O povo brasileiro exige a verdade! 

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