"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

BAGUNÇA F.C.


A menos de dois meses do início da Copa do Mundo, o Brasil continua a dar provas de desorganização tanto nos preparativos para o evento quanto na administração de seu próprio futebol.
São notórios os atrasos na entrega dos estádios e de obras de infraestrutura urbana. Algumas foram transferidas para depois do torneio, e outras, canceladas.

Em visita ontem ao Itaquerão, palco de abertura do Mundial, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitiu, resignado, que o cronograma está apertado e que a arena será entregue no último minuto.

"O importante é o Brasil estar pronto", disse o cartola diante do fato consumado, num aparente esforço para evitar novos conflitos verbais com a organização local.

Na realidade, importante para o país --já no foco das atenções da imprensa internacional-- teria sido cumprir suas promessas dentro dos prazos e custos previstos, sem deixar incertezas acerca de sua capacidade de assumir compromissos de tal envergadura. Afinal, há uma Olimpíada pela frente.

Apesar dos problemas e improvisações, a realização da Copa no Brasil não parece fadada a fiasco. Os jogos acontecerão e o torneio chegará a termo, ainda que aquém das condições ideais.

Infelizmente, prevaleceu mais uma vez a cultura nacional da falta de planejamento, das decisões postergadas até a undécima hora, dos orçamentos estourados e das injunções políticas que se sobrepõem ao interesse público.

Nesse cenário de negligências, o futebol brasileiro, que em tese deveria beneficiar-se da Copa para engendrar um salto organizacional, continua a ser gerido de maneira confusa e amadorística.

Depois de um início de ano marcado por torneios estaduais pífios e deficitários, o Campeonato Brasileiro teve início sob a ameaça de desavenças e conflitos judiciais. A decisão da Justiça esportiva de punir a Portuguesa pela escalação irregular de um jogador, na competição do ano passado, levou a agremiação paulista à Série B. A situação gerou descontentamentos e disputas na Justiça comum.

A crise, ainda sem desfecho, só reforça a percepção de que o futebol nacional, técnica e financeiramente debilitado, permanece distante do patamar profissional de centros mais avançados, como a Europa, onde, não por acaso, atuam os principais atletas do país.
25 de abril de 2014
Editorial Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário