"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

REYNALDO-BH COMENTA 3 DE 20 RAZÕES QUE APONTEI PARA VOTAR CONTRA O PT EM 2014

 


Socorro -- "A derrota moral do PT sequer é citada pelos defensores de sempre" (Charge: Sponholz)

O fiel leitor e amigo do blog Reynaldo-BH se deu ao trabalho e à gentileza de analisar, em comentários separados, as 20 razões que apontei em post publicado ontem para NÃO votar no lulopetismo em 2014 — o post em que dei fim ao luto que declarara pela decisão do Supremo que estica o julgamento dos mensaleiros e a troca do luto pela LUTA política para que os que nos governam há mais de 12 anos deixem o poder.
 
Os comentários são tão substanciosos que resolvi publicá-los, começando pelo que analisa as três primeiras razões assinaladas no post sobre o projeto hegemônico de poder de Lula (texto original meu em negrito), que é também…
 
1. O projeto de tomar conta do Congresso, comprando-o com dinheiro sujo, e subordiná-lo ao Executivo.
 
Comprar um Congresso é, no fundo, comprar os milhões de votos que foram dados aos vendidos.
É isto que o PT enxerga como democracia e marcha histórica?
Quanto vale cada voto que demos?
Foi feita uma equação de números de votos por representantes?
Foi-nos pedido licença?
 
Alguém perguntou se nossa opinião (ou esperança) estava a venda?
A afronta maior não é com a representatividade popular ou com os cargos dos venais. A afronta maior é com nossa esperança.
 
Fomos transformados em acessórios que tem a importância de um nada na engrenagem do poder. O partido que se dizia representante dos anseios das aspirações do povo (nós) IGNOROU A TODOS.
Comprou, na bacia das lamas, a nossa vontade. Ignorou o desejo das urnas. Corrompeu a exigência popular. Transformou-se em ladrão de nossas esperanças.
 
Tão como a abjeta posição de quem se vendeu é a ideologia que fez da compra de nossa vontade como um artigo de mascate. Erramos. E eles cometeram crimes.
A submissão de um dos poderes da República (Legislativo) a outro (Executivo) demonstra a visão torpe de quem se acha dono do poder, desrespeitando leis, moral e ética.
Vale tudo. E sem limites.
 
Colocar um Legislativo a reboque das falcatruas arquitetadas em gabinetes palacianos só demonstra o desprezo pela democracia. E por nós.
Jamais houve um movimento para moralizar esta indecência. Ao contrário, houve ações deliberadas para usar e intensificar a prática odiosa.
 
2. O projeto daquele que o Ministério Público denunciou como sendo “chefe da quadrilha do mensalão” — e que como tal foi aceito pelo Supremo Tribunal –, o ex-ministro José Dirceu, o velho projeto totalitário de “bater neles nas urnas e nas ruas”,
 
2 – Eles bateram. Pesado. “Eles” somos nós.
Dez anos apanhando como uma vítima de um DOI-CODI moral. Não me acusem de exagero. Os animais de ontem (os facínoras de botas) batiam e maltratavam fisicamente. Hoje, eles batem e demonizam quem ousa discordar.
 
Não há espaço para ser livre. Para o livre pensar. Para a liberdade de discordar. São patrulhas ideológicas (de triste memória) sempre prontas a defender o indefensável, com argumentos que não se sustentam. Nem sustentam uma mínima lógica. Eles não se importam com isto.
Como disse Pedro caroço, digo José Dirceu, eles querem nos bater nas ruas e urnas.
Com socos ingleses?
Com cuspe?
Com ofensas?
Com nosso extermínio moral e intelectual?
Esta é a práxis do lulopetismo que tem Dirceu como mentor?
 
Perderam. E irão perder sempre. Conseguimos trazer vocês de volta ao Brasil (mesmo com o risco de substituição de uma ditadura por outra!) e estabelecer a democracia civil.
Não é difícil derrotar vocês. Por mais poderosos que se julguem.
 
3. O projeto de quem cooptou a maior parte dos partidos políticos representados no Congresso num processo obsceno de fornecimento de cargos, verbas parlamentares, vantagens e facilidades várias, tudo o que antes o lulopetismo criticava como sendo a “velha política” brasileira — que agora ele próprio pratica de forma descarada, em aliança espúria com gente como Renan Calheiros, Jader Barbalho, José Sarney, Paulo Maluf, Fernando Collor e semelhantes, com o objetivo de manter-se no poder até onde a vista alcança.
 
A derrota moral do PT sequer é citada pelos defensores de sempre. NUNCA ouvi (ou li) uma explicação para a opção do PT de ressuscitar Sarney, Collor, Renan, Severino, Jader, Newton Cardoso, Paulo Maluf e acrescentar Kassab e Sergio Cabral à lista de apoiadores.
 
Não respondem. O telefone só dá ocupado…
Não respondem por que não têm respostas. Igualaram-se porcos. Dizer que alguns destes apoiaram governos anteriores, a mim somente soa como desculpa.
 
Pois não foi por isso que o PT chegou ao poder? O que mudou? O PT ou os corruptos aliados do PT? Quem mudou ? Lula que chamava Collor de ladrão, ou Collor, que foi incensado por Lula em palanque? Sarney, que Lula já chamou de o maior bandido do Brasil, ou o Sarney de Lula que o cita como “especial”?
 
Sei que nós não mudamos. Somente fomos enganados.
E dá=lhe aparelhamento! Em um governo onde executivos sindicalistas falam “nós vai” o que se espera? O óbvio! Que se mude a língua, para que “nós vai” seja regra de um falar que despreza 500 anos de história cultural!
 
Ser “cumpanheiro” vale mais que 20 anos de estudos e aquisição de competências.
Esta palavra que o PT desconhece. E mesmo assim, coloca em um index de algo a ser evitado!
Os cargos são negociados à luz do dia, na frente de todos. Como se fosse normal em uma democracia. Não é. E muito menos é aceitável para quem tem um mínimo de decência.
 
E faço uma observação dialética: se com dizem os lulopetistas “sempre foi assim”, para que então mudamos? Para que escolhemos um partido que além de aceitar estas práticas, as fez norma de comportamento? Para que alternância de poder que fizemos se a receita era a mesma?
Quem é mais podre? O santo que luta contra as mazelas do mundo ou o que usa estas mazelas para justificar a própria podridão?
Fico por aqui.
 
Por enquanto. O post-manifesto do Setti dá espaço para MILHARES de colocações.
A unir TODAS, uma: chega de humilhação!
Queremos nosso país de volta! Ou ao menos, exigimos que o rumo ÉTICO que tínhamos seja resgatado!

25 de setembro de 2013
Ricardo Setti

Nenhum comentário:

Postar um comentário