"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ÍNTIMO RESPEITO: O BRASIL PERDEU SEU AMOR PRÓPRIO!


 
O maior prêmio que um ser humano pode ter por alguma conquista é chamado de dignidade. A dignidade atinge nosso ser interior de tal forma que purifica a nossa mente e nos dá direito a sentir o prazer pela realização de algum esforço.

Digno é aquele que trabalha e recebe algo em troca por isso. Não necessariamente dinheiro, mas algum tipo de compensação justa. Apesar de vivermos num mundo nada justo, podemos considerar a determinação do valor da recompensa por algo que foi combinado. A questão é: o combinado respeita o valor agregado por aquilo que deverei executar?

O desnível é inerente ao ponto de vista de cada um dos elementos da negociação. Porém quando este eleva o nível de desequilíbrio à má fé, chamamos de corrupção. Corrupção acontece no governo sim, mas acontece nos lugares mais improváveis.

Por exemplo, na Universidade, quando um aluno que faz parte de um núcleo de amizade sem executar trabalho nenhum é beneficiado pela colocação do nome na atividade do colega, tornando-o assim um funcionário acadêmico fantasma.

Esses mesmos universitários adoram fazer parte de uma massa que protesta por isso e por aquilo, mas desde já praticam a corrupção. Hoje muitos “caras pintadas” entraram nesse esquema.

Outro exemplo são os sindicatos, que na verdade se travestem de instituições de interesse dos trabalhadores, mas o máximo que conseguem é convênio dentário e colônia de férias por sorteio. Por outro lado, eles negociam o interesse comum com benefícios próprios com as empresas e assim o prejuízo é sempre daquele que não entra no balaio.

Por falar nisso, esse esquema de corrupção sindical é mais do que óbvio e como agora faz parte do comando do país, aparece todos os dias nos meios de comunicação em geral. Quando a população esperava por uma punição aos corruptos, eis que surgem outros para ludibriar nossa inteligência.

Somos indignos sim, pois apostamos naqueles que alteraram a balança do poder e da justiça. O Brasil perdeu o amor próprio.
 
25 de setembro de 2013
Fabrizio Albuja é Jornalista e Professor Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário