Enorme explosão termonuclear é detectada no espaço Rafael Rigues, editado por Matheus Luque 11/11/2019 |
Enorme explosão termonuclear é detectada no espaço0
Pulsar distante liberou em 20 segundos energia equivalente ao que seria liberada pelo nosso Sol em 10 dias
A Nasa detectou recentemente uma imensa explosão termonuclear vinda do espaço sideral. O culpado parece ser um pulsar distante chamado SAX-J180-8, informa a agência espacial, que avistou a explosão porque ela gerou um intenso feixe de raios X que foi captado pelo observatório orbital NICER, instalado a bordo da Estação Espacial Internacional.
Veja também:Nasa exibe rochas e solo trazidos da LuaNasa transmite vídeo de teste de emergência da nave espacial StarlinerNasa considera realizar missão interestelar que duraria 15 anos
Pulsares são os restos de uma estrela que explodiu em uma supernova, mas era pequena demais para formar um buraco negro. Eles têm este nome pois giram rapidamente e emitem poderosos feixes de raios-X que, ao passar por nossa linha de visão, são registrados pelos equipamentos como “pulsos” periódicos.
A explosão de agosto liberou em 20 segundos a mesma quantidade de energia que nosso Sol libera em 10 dias, de acordo com uma pesquisa publicada no The Astrophysical Journal Letters no mês passado.
"Essa explosão foi notável", disse o astrofísico da Nasa Peter Bult, que liderou a pesquisa, na declaração da Nasa. "Vemos uma mudança de brilho em duas etapas, que acreditamos ser causada pela ejeção de camadas separadas da superfície do pulsar e outros recursos que nos ajudarão a decodificar a física desses eventos poderosos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário