"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ENORME EXPLOS~´AO TERMONUCLEAR É DETECTADA NO ESPAÇO

Enorme explosão termonuclear é detectada no espaço
Rafael Rigues, editado por Matheus Luque 11/11/2019 

Enorme explosão termonuclear é detectada no espaço0
Pulsar distante liberou em 20 segundos energia equivalente ao que seria liberada pelo nosso Sol em 10 dias

A Nasa detectou recentemente uma imensa explosão termonuclear vinda do espaço sideral. O culpado parece ser um pulsar distante chamado SAX-J180-8, informa a agência espacial, que avistou a explosão porque ela gerou um intenso feixe de raios X que foi captado pelo observatório orbital NICER, instalado a bordo da Estação Espacial Internacional.
Veja também:Nasa exibe rochas e solo trazidos da LuaNasa transmite vídeo de teste de emergência da nave espacial StarlinerNasa considera realizar missão interestelar que duraria 15 anos

Pulsares são os restos de uma estrela que explodiu em uma supernova, mas era pequena demais para formar um buraco negro. Eles têm este nome pois giram rapidamente e emitem poderosos feixes de raios-X que, ao passar por nossa linha de visão, são registrados pelos equipamentos como “pulsos” periódicos.

A explosão de agosto liberou em 20 segundos a mesma quantidade de energia que nosso Sol libera em 10 dias, de acordo com uma pesquisa publicada no The Astrophysical Journal Letters no mês passado.

"Essa explosão foi notável", disse o astrofísico da Nasa Peter Bult, que liderou a pesquisa, na declaração da Nasa. "Vemos uma mudança de brilho em duas etapas, que acreditamos ser causada pela ejeção de camadas separadas da superfície do pulsar e outros recursos que nos ajudarão a decodificar a física desses eventos poderosos".


Os astrônomos acreditam que a explosão termonuclear foi causada por hélio que afundou sob a superfície do pulsar e se fundiu em uma bola de carbono. "Então o hélio explode violentamente e gera uma bola de fogo termonuclear que engole toda a superfície do pulsar", explicou o chefe do NICER, Zaven Arzoumanian.
Apesar de violenta, a explosão não representa risco para nós já que SAX-J1808 fica a 11 mil anos luz de distância.

Fonte: Futurism
11 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário