"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

JUIZ REVOGA EXONERAÇÃO DE INTEGRANTES DE GRUPO DE COMBATE À TORTURA

Juiz revoga exoneração de integrantes de grupo de combate à tortura


Em junho, Bolsonaro determinou mudanças no Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

A Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu, na manhã desta segunda-feira (12), trechos do decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que exonerou 11 integrantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

A Justiça, ainda, mandou reintegrar os funcionários exonerados, segundo informações do jornal O Globo.

A decisão do juiz federal Osair Victor de Oliveira Júnior, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, foi proferida na sexta-feira (9), mas só foi divulgada hoje.

A decisão foi dada em caráter liminar (provisória) em resposta a uma ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU). O governo federal ainda pode recorrer.

Na ação, a DPU sustentou que o a extinção dos cargos representaria uma violação de compromissos firmados pelo Brasil em relação ao combate à tortura e à promoção dos direitos humanos.


12 de agosto de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário