"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

COMO CONSERTAR UMA DEMOCRACIA PERNETA?



Merece uma análise estratégica a entrevista concedida pelo Superministro da Economia, Paulo Guedes, ao jornal britânico Financial Times. A banqueirada que aposta todas as fichas nele deve ter ficado magoada com ele, por ter dito que “o caminho alternativo tomado pelo Brasil conduz a um Estado de rentistas, caracterizado pela corrupção”.

Paulo Guedes foi certeiro: "Somos uma democracia perneta. O sistema é corrupto. Por que outro motivo Lula, o político mais popular do Brasil, seria condenado a 13 anos de prisão por acusações de corrupção?". Guedes advertiu: "Se os modos de Bolsonaro são bruscos, isso é só aparência. Ele vai ser duro com os bandidos".

O Superministro da Economia do Presidente Bolsonaro sentenciou: "A ideologia é o verdadeiro inimigo". E acrescentou: “As pessoas da esquerda têm cabeças moles e bom coração. As pessoas da direita têm cabeças duras, e... Corações não tão bons". Ele ponderou: "Quando os liberais chegam ao poder, isso é boa notícia, não má notícia".

Paulo Guedes prometeu que o trabalho de sua equipe terá sucesso: "Sim, a economia vai crescer mais rápido. Mas não podemos ser ingênuos. Há muitos danos a consertar". O remédio apontado por Guedes é "uma economia propelida pelo mercado e não a economia dirigista fracassada que corrompeu a ordem política".

O superministro da Economia reclamou: "O Brasil é a oitava maior economia do planeta, mas está em 130º lugar em grau de abertura, perto do Sudão. Também está em 128º lugar em termos de facilidade de fazer negócios. Quero dizer... Jesus Cristo!".

Paulo Guedes falou e disse. A solução menos traumática para o Brasil é investir o que puder na construção da uma Democracia Liberal para derrubar nosso modelo que ele bem definiu como “Democracia Perneta”. O atalho para isso é o diálogo aberto, intenso e verdadeiro.

Em vez da guerra de todos contra todos os poderes, é fundamental uma união mínima das pessoas de bem, compromissadas com as mudanças estruturais que serão atingidas se conseguirmos promover algumas reformas essenciais.
Paulo Guedes não declarou aos britânicos, mas ele sabe muito bem que tudo só vai dar certo no Brasil se o Congresso Nacional reassumir suas responsabilidades e se o sistema judiciário cumprir seu dever básico de investigar, processar, julgar e punir ou absolver.

O superministro tem a convicção de que só haverá investimentos por aqui com segurança jurídica, política, econômica e institucional. Guedes também sabe que temos de romper com as ditaduras das ideologias, do rentismo (improdutivo) e do Crime – três males que operam, combinados, no Brasil.
A maioria do eleitorado deu o ultimato a Jair Bolsonaro... Quer Segurança, Combate à corrupção e crescimento econômico. O resto é o resto...

Oposição Escatológica
Frase lançada pelos piadistas nas redes sociais:
“Pra quem torceu para o Presidente morrer, sinto muito, mas ele está cagando e andando”.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


13 de fevereiro de 2019
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário