"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

EUA REAGEM AO ENVIO DE BOMBADEIROS RUSSOS À VENEZUELA


Autoridades dos Estados Unidos reagiram vigorosamente ao envio de bombardeiros estratégicos russos TU-160 para a Venezuela.

Autoridades do Pentágono disseram que dois bombardeiros russos – o Tupolev TU-160 BlackJacks, que pode voar a velocidades supersônicas – estão na Venezuela, junto com todos equipamentos necessários para reabastecimento e manutenção.

Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, condenou a decisão de Moscou de enviar os bombardeiros nucleares para a Venezuela.

Ele declarou:

O governo da Rússia mandou bombardeiros do outro lado do mundo para a Venezuela. O povo russo e venezuelano deveria ver isso da forma como é: dois governos corruptos esbanjando recursos públicos e esmagando a liberdade enquanto seus povos sofrem.

Além disso, o coronel do exército norte-americano, Rob Manning, porta-voz do Pentágono, disse que, até agora, o pessoal médico dos EUA a bordo do navio-hospital USNS Comfort atendeu mais de 20 mil civis e realizou mais de 600 cirurgias em vários países da América Central e Sul.

O militar afirmou:

Contraste isso com a Rússia, cuja abordagem para o colapso causado na Venezuela é enviar aviões bombardeiros estratégicos em vez de assistência humanitária. O governo venezuelano deve concentrar em fornecer ajuda humanitária e contribuir para diminuir o sofrimento do seu povo, não em aviões de guerra russos.

E acrescentou:

Esta é uma ajuda médica que os civis não teriam acesso. A presença deles mostra a visão que temos de nossos vizinhos no Hemisfério Ocidental e como vemos a importância de prestar assistência humanitária àqueles que de outra forma não o teriam.

O sistema de saúde venezuelano está em colapso e não pode promover ajuda para a população, disse Manning, que completou:

Estamos ao lado do cidadão venezuelano em seu momento de necessidade. Isso é o que nos conforta.

A crise na Venezuela só pode ser resolvida com a restauração do estado de direito de um governo democrático e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, complementou o militar norte-americano.

Texto adaptado da fonte Defence-blog pelo colaborador Pablo Caixeta

13 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário