"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de julho de 2018

DECISÃO DE MANTER O EX-PRESIDENTE LULA NA CADEIA LEVA O PT AO DESESPERO



Desalentada, Gleisi aparece chorando na rede social
A vida traz decepções, desalentos e desencantos. Na manhã deste domingo, dia 8, quando já se comemorava em todo o país a libertação do ex-presidente Lula da Silva, que em Curitiba aguardava, eufórico e impaciente, o momento de sair da cadeia, começaram a surgir as notícias de que não era bem assim, o juiz Sérgio Moro se recusara a mandar soltar o criminoso, o bravo desembargador Rogério Favreto então teria de mandar prender o magistrado por desobedecer a uma ordem judicial, a decisão poderia sair a qualquer momento, mas não saía. A animação foi diminuindo e os petistas foram caindo na real.
No desespero, no início da tarde a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, mandou distribuir à imprensa e divulgar pela internet uma nota oficial do partido, em protesto contra a manutenção de Lula na cadeia.
DIZ A NOTA – “A decisão do desembargador Rogerio Favreto, do TRF-4, restabelece o Estado de Direito, tantas vezes violado por Sergio Moro e pela 8ª Turma daquele tribunal. É o reconhecimento de que Lula não poderia ter sido preso sem crime nem provas, pela simples vontade de juízes parciais como aconteceu”, afirma a mensagem do PT, acrescentando:
“É simplesmente inconcebível que a ordem de um desembargador de Tribunal Regional Federal seja desrespeitada, como quer Sergio Moro, que é de instância inferior. E é também inconcebível que a decisão do desembargador Favreto seja desconsiderada no âmbito do TRF-4 por meio de grosseiras chicanas conduzidas por Moro e seus parceiros”.
Segundo o PT, “estas manobras são a prova concreta de que parte do sistema judicial está a serviço de interesses políticos e econômicos, no Brasil e em outros países, que não toleram o projeto de desenvolvimento com justiça e inclusão social que Lula representa. Querem mantê-lo preso à força”.
DIREITO DE CANDIDATO – Logo depois, usando sua conta no Twitter, a presidente do PT postou o seguinte desabafo: “Esse habeas corpus traz como fato novo o poder de exercer o direito de candidato. Direito que está garantido na Constiuição. O desembargador entendeu que era relevante, um fato novo. Aliás, a prisão em segunda instância parece prisão preventiva, tem que estar fundamentada”.
Ou seja, para a senadora Gleisi Hoffmann o fato novo no processo seria a candidatura de Lula. Em seguida, já desalentada, ela apareceu lacrimejante na rede social, para dizer que manter Lula na cadeia significa uma “sentença de morte para a democracia e o Estado de Direito no Brasil.
Uma cena comovente, não há dúvida, que deve garantir à senadora muitos votos na eleição de outubro.

08 de julho de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário