"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de maio de 2018

ANTES DE SER PRESO, LULA GRAVOU VÍDEOS PARA SUA CAMPANHA ELEITORAL AO PLANALTO

Resultado de imagem para videos de lula
Lula se antecipou à prisão e gravou vários depoimentos
Dias antes de ser preso, em 7 de abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou uma série de vídeos ainda inéditos para serem usados durante a campanha do PT ao Palácio do Planalto. O cálculo para a produção foi pragmático —como costumam ser seus principais movimentos— e o resultado, ainda sob sigilo, é mais um componente revelador da consciência de Lula de que não vai sair tão cedo da cadeia.
Segundo a Folha apurou, as imagens foram captadas pelo fotógrafo oficial do ex-presidente, Ricardo Stuckert, e compõem um estoque volumoso do que será seu discurso na disputa de outubro.
LEGADO E INOCÊNCIA – Entre os temas, estão a defesa de seu legado e inocência, o enaltecimento das realizações dos governos do PT, com ênfase nos programas sociais, e o enfrentamento de sua situação judicial, que o petista classifica como “injusta”.
Pouca gente teve acesso ao conteúdo dos vídeos, mas dirigentes afirmam que o partido já está se organizando para fazer a divulgação das peças, junto com imagens de arquivo — que foram filmadas antes da prisão.
O início da propaganda eleitoral, com permissão para distribuir material gráfico e fazer divulgações na internet, é 16 de agosto, logo após o prazo final para registro dos candidatos. Os petistas acreditam que, pelo menos até meados de setembro, será possível manter a candidatura de Lula à Presidência da República.
PROGRAMA NA TV – No rádio e na TV, a propaganda eleitoral gratuita começa em 31 de agosto e, no cálculo dos mais otimistas, caso a Justiça Eleitoral torne Lula inelegível em setembro, vídeos com temáticas gerais — como seu legado político e econômico — poderiam também ser utilizados pelo nome que deverá substituí-lo nas urnas.
Hoje os favoritos para o posto são o ex-governador da Bahia Jaques Wagner e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Mas a ordem de Lula é expressa: o partido não está autorizado a discutir o plano B antes de sua inelegibilidade se tornar irreversível.
Integrantes da cúpula petista negam, inclusive, que entre os vídeos ainda inéditos tenham declarações explícitas de apoio do ex-presidente a Jaques ou a Haddad.
CANDIDATO PRÓPRIO – A tese de Lula é a de que o PT precisa ter candidatura própria, senão a dele, para construir e defender a narrativa de que sua condenação é uma farsa, e que ele vai lutar para provar sua inocência.
Na semana passada, durante visita a Lula na cadeia, Jaques levou uma chamada do ex-presidente por ter afirmado que o PT poderia indicar um vice na chapa de Ciro Gomes (PDT). De acordo com aliados, Jaques disse que sua fala tinha sido mal interpretada.
Lula ficou irritado ao saber que o ex-governador havia dito que estava na hora de “ceder a precedência” da cabeça de chapa, mas os dois, amigos há muito tempo, logo se acertaram durante a conversa.
TAPAS E BEIJOS – O ex-presidente avalia que o PT não deve fazer acenos exagerados a Ciro neste momento, mas também não pode atacá-lo, já que ambos podem estar juntos no segundo turno.
Jaques é o favorito de Lula para substituí-lo. Ele sabe, porém, que o desgaste das investigações da Lava Jato que atingem o ex-governador pode prejudicá-lo e, nesse caso, Haddad entraria em cena.
Desde que Lula foi preso, sua assessoria divulgou uma animação em que ele narra sua trajetória de vida pública e pessoal, além de vídeos com declarações do petista no Sindicato dos Metalúrgicos, às vésperas de ir para a cadeia.
BEM MAIS VALIOSO – Na animação, diz que “quem sobrevive depois de passar por tantas dificuldades aprende desde cedo que a honra é nosso bem mais valioso” — essa é uma das tônicas das gravações feitas com ele pré-prisão.
Nos dias em que ficou acantonado no sindicato, antes de ir para Curitiba, Lula gravou vídeos e tirou fotos com aliados, como o governador de Minas, Fernando Pimentel, candidato à reeleição. Em determinados momentos, relatam alguns dos presentes, a situação chegou a ficar desconfortável. O petista estava a poucas horas de ir para a cadeia e um séquito de políticos ainda fazia fila para tirar foto ou capturar imagens ao lado dele em seus últimos instantes de liberdade.
O comportamento mirava o pleito de outubro. Segundo o Datafolha, 30% dos eleitores dizem que votariam em um nome indicado por ele.

12 de maio de 2018
Marina Dias
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário