"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de março de 2018

CÁRMEN LÚCIA FOI ESTRATEGISTA PEGOU GILMAR NO CONTRAPÉ E STF DEVE NEGAR O HC DE LULA



Há um velho bordão popular que diz que ‘de cabeça de juiz e de bumbum de nenê, ninguém sabe o que vem’.

É verdade, mormente quando nos referimos ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde além do fogo das vaidades, predominam uma série de interesses inconfessáveis.

É um tribunal eminentemente político, infelizmente.

Fosse o Brasil um país mais rigoroso com os crimes e os criminosos, Lula já estaria preso há muito tempo. Jamais estaria passeando pelo país, montado numa odiosa caravana, desafiando instituições, agredindo autoridades e zombando do povo.

Assim, a pressão sobre a presidente do STF assumiu uma condição insustentável. Cármen Lúcia havia até avaliado a possibilidade de renunciar ao cargo, caso o complô de ministros, comandados por Gilmar Mendes, avançasse sobre suas prerrogativas, o que parecia inevitável.

Veio então a estratégia brilhante e sua única saída: pautou o HC de Lula, ao invés das Ações Diretas de Constitucionalidade, o que, inclusive, levou Gilmar aos prantos e a distribuir ofensas aos demais ministros, notadamente à própria presidente, ao ministro Fux e ao ministro Luís Roberto Barroso, que reagiu com veemência, levando toda a nação ao delírio, desmoralizando Gilmar.

 Barroso destrói a moral de Gilmar e jurista Modesto Carvalhosa ‘dá o tiro de misericórdia’ (Veja o Vídeo)

Pautando o HC de Lula, a ministra evita a discussão da mudança de entendimento da Corte e ‘obriga’ que os votos sejam baseados no atual entendimento, que justamente prevê a prisão após condenação em 2ª instância.

Com isso ela provavelmente ganha o voto da ministra Rosa Weber, que tem aplicado em todos os seus votos a jurisprudência do STF.

Diante disso, a previsão é arriscada, mas tudo leva a crer que o HC de Lula será indeferido, possivelmente por 6 a 5.

Lula será preso na próxima segunda-feira em Santa Catarina, bem próximo de Curitiba.
jornal da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário