"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de março de 2018

APÓS A BRIGA, BARROSO PEDIU DESCULPAS AOS MINISTROS, MAS GILMAR VOLTOU À CARGA

Resultado de imagem para barroso e gilmar
Reprodução do G1 (Arquivo Google)
Após o bate-boca entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), motivar a suspensão da sessão do Supremo nesta quarta-feira, 21, as reações dos dois magistrados em público foi diferente. Logo depois de a presidente Cármen Lúcia suspender a sessão, Gilmar Mendes deixou o plenário, e Roberto Barroso ficou conversando por alguns minutos com os ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.
Barroso estava ruborizado e pediu desculpas aos ministros pela discussão. Os colegas tinham um semblante de consternação. “Lamento, lamento”, disse Barroso. Gilmar Mendes, por sua vez, depois de retomada a sessão, voltou a falar nos temas que deram origem ao bate-boca e rebateu termos que lhe foram atribuídos por Barroso.
FALA GILMAR – “Desonra se faz aplicando uma Constituição que não existe”, disse Gilmar, que foi chamado de “desonra” por Barroso. “Eu não posso mudar uma Constituição. Podemos mudar (apenas) de jurisprudência, mas é preciso dialogar. Estou absolutamente tranquilo com relação a isso. Vou continuar censurando esta prática onde eu estiver. Tenho ódio à manipulação. Tenho ódio à mistificação”, disse Gilmar Mendes, também rebatendo a acusação de Barroso de que ele agiria por ódio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como diria Billy Blanco, o ministro Gilmar Mendes é do “tipo folgazão”, Seu desrespeito aos demais integrantes da corte é tanto que já chegou a pedir o “impeachment” de Marco Aurélio Mello. Os dois se odeiam e não se falam, embora votem juntos quase sempre. Com o ministro Barroso, porém, Gilmar agora está cortando um dobrado, pois leva uma sova atrás da outra. Hoje deve ter mais um assalto (expressão que se adapta muito bem ao Supremo de nossos dias)(C.N.)


22 de março de 2018
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário