"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

ALIADOS DEMONSTRAM APREENSÃO NO PLANALTO COM AFASTAMENTO DOS VICES DA CAIXA

charge_temer_quer_privatizar_a_caixa
Charge do Márcio Baraldi (Arquivo Google)
Apesar do silêncio oficial, nos bastidores os padrinhos políticos dos vice-presidentes afastados da Caixa Econômica Federal demonstraram apreensão com os desdobramentos do episódio. O recado foi repassado ainda na noite de terça-feira (dia 16) ao Palácio do Planalto. Integrantes dos partidos PR, PRB e PP externaram preocupação com o destino de seus afilhados no banco estatal.
Nesta terça-feira (16) o presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal. São eles: Antônio Carlos Ferreira, Deusdina dos Reis Pereira, Roberto Derziê de Sant’anna e José Henrique Marques da Cruz.
PRÓXIMO A TEMER – O blog já havia revelado que no Palácio do Planalto a preocupação era com Roberto Derziê de Sant’anna, nome próximo do próprio presidente Michel Temer.
Além da insatisfação da cúpula dos partidos com o desfecho, há um temor em relação ao estado emocional desses executivos da Caixa que entraram na mira da investigação pelo Ministério Público Federal.
O proprio PP decidiu fazer uma blindagem ao presidente da Caixa, Gilberto Occhi, temendo uma pressão pela substituição dele no comando do banco.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O artigo do excelente analista Camarotti mostra que o bicho está pegando no Planalto. Tudo indica que nenhum dos afastados voltará ao cargo. A base aliada de Temer é tão corrupta quanto o neo MDB. (C.N.)

18 de janeiro de 2018
Gerson Camarotti
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário