"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 27 de agosto de 2017

ATÉ O NEOLIBERAL EDUARDO GIANNETTI CRITICA PRIVATIZAR PARA COBRIR DEFICIT PÚBLICO

eclipse
Charge do Léo (Arquivo Google)
Os princípios da privatização são apoiados em sólidos argumentos, visto que a gestão privada poderá alcançar resultados superiores aos da gestão pública, mas esse processo não deve ser feito de forma a cobrir, temporariamente, as contas fiscais do governo, na opinião do economista Eduardo Giannetti.
“Não se vende a prata para a família jantar fora”, destacou em entrevista coletiva, após participar do Congresso Internacional de Mercados Financeiros e de Capitais, organizado pela B3. “O pacote de privatizações foi anunciado sem discussão ou debate, com a visão de fazer caixa para cobrir déficits fiscais de gastos correntes”, disse.
GERAR ÂNIMO – Ainda sobre os anúncios das privatizações, incluindo o da Eletrobras, Giannetti disse que os mesmos foram feitos para desviar a atenção e gerar ânimo artificial no mercado financeiro. “Anunciaram sem nem ter a condição de executar, sendo altamente improvável que se chegue a um meio termo nesse mandato tampão”, destaca.”Não se vende a prata para a família jantar fora”, destacou em entrevista coletiva, após participar do Congresso Internacional de Mercados Financeiros e de Capitais, organizado pela B3. “O pacote de privatizações foi anunciado sem discussão ou debate, com a visão de fazer caixa para cobrir déficits fiscais de gastos correntes”, disse.
Ainda sobre os anúncios, incluindo o da Eletrobras, Giannetti disse que os mesmos foram feitos para desviar a atenção e gerar ânimo artificial no mercado financeiro. “Anunciaram sem nem ter a condição de executar, sendo altamente improvável que se chegue a um meio termo nesse mandato tampão”, destaca.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Nem tudo está perdido. Quando um economista neoliberal como Eduardo Gianetti vem a público criticar a nova política de privatizações, é sinal de que o projeto é muito ruim, mesmo. É coisa apenas marketing econômico, sem maiores estudos e responsabilidades. (C.N.)


27 de agosto de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário