"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 25 de abril de 2017

JUIZ MORO AINDA NÃO DECIDIU SE VAI ADIAR O DEPOIMENTO DE LULA, A PEDIDO DA PF


Resultado de imagem para juiz moro
O Globo diz que Moro ainda não decidiu
A Polícia Federal (PF) pediu adiamento do depoimento do ex-presidente Lula, previsto para o próximo dia 3 de maio, em Curitiba. Em requerimento enviado ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, na tarde desta segunda-feira, a PF diz que seria necessário mais tempo para organizar a segurança no local e que o feriado do dia do Trabalho, 1º de maio, dificultaria ainda mais a operação, já que são esperadas caravanas de militantes do PT e de apoiadores do ex-presidente. O juiz Sérgio Moro ainda não decidiu sobre o pedido.
A PF reitera que precisa fazer um planejamento com os órgãos de inteligência para montar um esquema de segurança para o dia da audiência. Wagner Mesquita de Oliveira, secretário estadual de segurança e de administração penitenciária do Paraná, também encaminhou ofício ao juiz reiterando a necessidade de mudança da data do interrogatório de Lua, tendo em vista “notícia de possível deslocamento de movimentos populares” para Curitiba. Oliveira ressalta que a movimentação de apoiadores do petista pode gerar problemas de “segurança pública, institucional e pessoal”.
VANTAGENS INDEVIDAS – A ação penal em que o ex-presidente será ouvido diz respeito ao apartamento tríplex do Guarajá, no litoral paulista, cuja propriedade a Lava-Jato atribui ao ex-presidente em troca de vantagens indevidas da empreiteira OAS. Lula nega as acusações.
Contudo, na última quinta-feira, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro confirmou que tríplex pertencia à família do ex-presidente. Cristiano Zanin, advogado de Lula, contesta a informação. Ele apresentou documentos de um processo judicial de recuperação judicial da OAS, no qual a construtora incluiu o tríplex como parte de seu patrimônio para pagar credores.
Para provar que está falando a verdade, Pinheiro terá que apresentar documentos. A Lava-Jato também juntou entre os elementos probatórios diversas ligações feitas entre o empreiteiro, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, entre outros funcionários.
PROBLEMA DE MORO – Em encontro do PT em Brasília, Lula disse não ser “problema seu” a data do depoimento junto ao juiz Sérgio Moro. O ex-presidente disse não ter sido informado sobre eventual adiamento.
“Não é problema meu” — disse Lula.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A Folha diz que o juiz Moro já adiou, mas o Gobo afirma que ele ainda não decidiu, mas tudo indica que vai adiar o depoimento ou fazer por videoconferência. De toda maneira, o adiamento representa uma vitória para Lula e seus aliados e indica uma demonstração de fraqueza da Justiça, que precisa ser soberana diante de qualquer ameaça. Vamos aguardar(C.N.)

25 de abril de 2017
Gustavo Schmitt e Dimitrius Dantas
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário