"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

TEMER COMBINOU TUDO COM YUNES PARA DESTRUIR PADILHA, QUE NÃO SABE COMO REVIDAR


Resultado de imagem para temer e yunes
José Yunes e Michel Temer são amigos há mais de 50 anos
A hipocrisia e o cinismo sempre foram características da atividade política, na qual traições e alianças se confundem, é preciso manter os inimigos por perto e o fogo amigo pode se tornar a maior ameaça, conforme o genial William Shakespeare dissecou em suas peças. No caso do Brasil, essas peculiaridades são ainda mais exacerbadas, a confusão é geral, as aparências não dizem nada, torna-se necessário estar sempre recorrendo à tradução simultânea para tentar compreender o que realmente está acontecendo.
TEMER X PADILHA – O primeiro ponto a ser considerado é que desde setembro existe uma briga surda entre o presidente Michel Temer e seu principal ministro, Eliseu Padilha, da Casa Civil, conforme temos noticiado em primeira mão e absoluta exclusividade.
Mas por que se desentenderam? Tudo começou quando Padilha extrapolou suas funções e começou a se comportar como se fosse chefe do governo, interferindo e criando problemas com ministros importantes, entre os quais Henrique Meirelles (Fazenda), José Serra (Itamaraty) e Medina Osório (Advocacia-Geral da União).
Temer teve uma conversa dura com Padilha, tentou enquadrá-lo, mas não adiantou nada, o chefe da Casa Civil se manteve irredutível, as relações foram se deteriorando e passaram a ser apenas formais, um verdadeiro festival de cinismo.
MOREIRA PRESTIGIADO – A primeira investida de Temer foi prestigiar Moreira Franco, que passou a acompanhá-lo em todos os atos de importância política. Padilha ficou no freezer, mas fingiu que não estava nem aí e continuou dando entrevistas sobre todos os assuntos do governo, arranjadas pela Assessoria de Imprensa do Planalto, que sempre esteve subordinada à Casa Civil.
A única exceção ocorreu no início de janeiro, quando houve a enchente em Rolante, no Rio Grande do Sul, e Temer levou o gaúcho Padilha na comitiva, para manter as aparências, e até chegou a mencioná-lo em seu discurso, vejam a que ponto chega a hipocrisia dos políticos.
A essa altura, Padilha já estava enfraquecido, porque no final de novembro sofrera um grande golpe, com a demissão de seu aliado Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). Essa disputa pelo poder foi afastando Temer dos caciques do PMDB, como ficou claro ao indicar o tucano Antonio Imbassahy para substituir o peemedebista Geddel. Ao mesmo tempo, o presidente deu a estocada final para esvaziar os poderes de Padilha, ao promover Moreira Franco a ministro e lhe passar o comando da Secretaria de Comunicação, da Assessoria de Imprensa, do Cerimonial e da Administração da Presidência. que estavam sob comando da Casa Civil.
PADILHA ENFIM REVIDA – Quando Temer indicou Alexandre de Moraes para o Supremo, surpreendentemente Padilha resolveu revidar e fazer mais um teste de força com Temer. Sem prévia autorização do presidente, combinou com os demais caciques do PMDB a indicação de um de seus assessores para ser ministro da Justiça. Surgiu assim o nome do desconhecido e inexpressivo Gustavo do Vale Rocha, da Subchefia Jurídica da Casa Civil, cujas credenciais eram ter trabalhado no Diretório do PMDB e ser advogado de Eduardo Cunha.
Atendendo a uma ordem direta de Padilha, a Assessoria de Imprensa do Planalto então passou a distribuir notícias destinadas a fortalecer a “autocandidatura” de Rocha, pressionar Temer com o apoio dos caciques do PMDB e criar um fato consumado.
A resposta do presidente foi fulminante, ao nomear Osmar Serraglio, que tem cinco mandatos de deputado federal pelo PMDB, era amigo de Cunha e até tentou ajudá-lo, mas não integra a quadrilha montada pelos caciques do partido.
YUNES ENTRA EM CENA – Logo em seguida, outra estocada de Temer, através do amigo de juventude José Yunes, seu colega na Faculdade de Direito, correligionário no PMDB paulista e parceiro de bancada na Constituinte de 1987/88 como deputado federal. A entrevista à Veja foi uma manobra ensaiada, com duplo objetivo – ao mesmo tempo, proteger Yunes da Lava Jato e incriminar Padilha definitivamente.
Raciocinemos: assim como o ainda assessor Gustavo do Vale Rocha jamais tomaria a iniciativa de se candidatar a ministro sem estar obedecendo a uma ordem de Padilha, do mesmo jeito o ex-assessor José Yunes nunca denunciaria o chefe da Casa Civil sem orientação de Temer. É o óbvio ululante que nosso amigo Nelson Rodrigues tanto procurou.
Padilha está calado, não comenta a pesadíssima denúncia de Yunes. Disse apenas uma frase à excelente colunista Carolina Bahia, da Zero Hora: “Claro que não vou embora; se Deus quiser, dia 6 retomo minhas atividades em Brasília”.
###
PS – Acontece que Padilha não tem mais atividades a desenvolver em Brasília. Está completamente emparedado no Planalto, porque as importantes atribuições da Casa Civil passaram para o neoministro Moreira Franco. É claro que Padilha quer revidar, mas não sabe como. Sua maior preocupação é continuar ministro, para não perder o foro privilegiado e cair nas mãos do juiz federal Sérgio Moro. Este é o quadro, por enquanto. (C.N.)

26 de fevereiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário